Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


FAPESP e a Agenda 2030

ODS 3 Saúde e Bem-estar


ODS 3 Saúde e Bem-estar

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), lançados em 2015, estabeleceram metas para alcançar um futuro sustentável e justo para as pessoas em todo o mundo até 2030. Desde 2016, o governo do estado de São Paulo vem trabalhando pela institucionalização da Agenda 2030 e dos ODS.

As pesquisas científicas acerca da temática trazem uma contribuição importante para o alcance das metas. A FAPESP, na qualidade de agência de fomento, está alinhada com as iniciativas oficiais em andamento e, ao longo do tempo, tem oferecido apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação nesse contexto.

Iniciativas e Programas FAPESP para a Agenda 2030:

  • Ciência e Inovação no combate à COVID-19. A FAPESP apoia projetos de pesquisa e de desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao combate da COVID-19.
    https://covid19.fapesp.br/

  • Na série de Webinars de Pesquisa COVID-19 da FAPESP, pesquisadores do Brasil e de outros países debatem descobertas e resultados de estudos relacionados ao avanço do conhecimento sobre o COVID-19. 
    https://covid19.fapesp.br/webinars

  • O repositório COVID-19 Data Sharing/BR é uma iniciativa da FAPESP em cooperação com a Universidade de São Paulo, que reúne dados demográficos e resultados de exames clínicos e laboratoriais anonimizados de pacientes, disponibilizados por hospitais e laboratórios parceiros, com o objetivo de contribuir para pesquisas sobre a doença.
    https://repositoriodatasharingfapesp.uspdigital.usp.br/

  • O Programa de Pesquisa em Políticas Públicas apoia projetos de pesquisa voltados ao atendimento de demandas sociais concretas.
    https://fapesp.br/politicaspublicas

  • O Programa de Melhoria do Ensino Público apoia pesquisas que tenham como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público no Estado de São Paulo.
    https://fapesp.br/ensinopublico

  • O Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde financia pesquisas voltadas à solução de problemas prioritários de saúde e o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo.
    https://fapesp.br/ppsus

  • O Programa Modernização de Institutos Estaduais de Pesquisa (PDIP) investe na modernização da infraestrutura e capacitação de pessoal de 12 instituições de pesquisas paulistas.
    https://bv.fapesp.br/pt/615/programa-modernizacao-de-institutos-estaduais-de-pesquisa/

  • O Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) foi criado pela FAPESP em parceria com a GSK, tem sede na UFSCar investiga produtos e processos químicos sustentáveis que possam ser utilizados na descoberta e no desenvolvimento de novos medicamentos.  https://fapesp.br/cpe/centro_de_excelencia_para_pesquisa_em_quimica_sustentavel/4

  • O Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares (CENTD), apoiado pela FAPESP e GSK, tem como objetivo identificar alvos moleculares e vias de sinalização envolvidas em doenças de base inflamatória. https://fapesp.br/cpe/centros_de_excelencia_em_pesquisa_basica_orientada/5

  • O Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), na USP/São Carlos, realiza pesquisa e desenvolvimento em áreas de biodiversidade e descoberta de novos fármacos.
    https://cibfar.ifsc.usp.br/

  • O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), na USP, tem foco em pesquisas sobre alimentos e nutrição. 
    http://forc.webhostusp.sti.usp.br/index.php

  • O Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), com sede na USP/Ribeirão Preto, realiza pesquisas integrativas e translacionais para identificar e validar novas rotas biológicas envolvidas na indução e resolução da inflamação. 
    http://crid.fmrp.usp.br/

  • O Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), na Unicamp, busca soluções mais eficientes para prevenir e tratar a obesidade e as principais doenças a ela associadas. 
    https://ocrc.org.br/

  • O Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma), na USP, desenvolve pesquisa sobre mecanismos redox relevantes na homeostase celular e em patologias, com ênfase em doenças crônico-degenerativas. 
    http://redoxoma.iq.usp.br/

  • O Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular (CeTICS), no Instituto Butantan, investiga a resposta sistêmica de células, tecidos e organismos usando toxinas peptídicas definidas quimicamente como ferramentas moleculares. 
    http://www.cetics.com.br/

  • O Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco (HUG-CELL), na USP, realiza pesquisas em genética humana e médica e mantém serviço de aconselhamento genético e testes genéticos para a população https://genoma.ib.usp.br/

  • O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat), na USP, tem como missão desenvolver a nova matemática necessária para construir uma Teoria do Cérebro que contemple os dados experimentais coletados pela pesquisa em neurociência.  https://neuromat.numec.prp.usp.br/

  • O Centro de Terapia Celular (CTC), na USP/Ribeirão Preto, estuda a biologia das células-tronco com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para o tratamento de doenças. 
    https://ctcusp.org/

  • O Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (Brainn) desenvolve novos métodos e técnicas inovadoras para melhorar o tratamento e a prevenção de doenças cerebrais debilitantes, em especial a epilepsia e o acidente vascular cerebral. 
    https://www.brainn.org.br/

  • NPOP/ NuTeC - Núcleo de Terapia Celular, implementado no âmbito do programa Ciência para o Desenvolvimento, com sede na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, tem como objetivo disponibilizar a terapia celular e imunoterapias inovadoras para pacientes com neoplasias, entre outros objetivos. 

  • NPOP - Programa Multicêntrico Utilizando Radioligantes de PSMA para o Diagnóstico e Terapia de Pacientes com Câncer de Próstata, constituído no âmbito do programa Ciência para o Desenvolvimento, com sede no Instituto de Pesquisas Energétícas e Nucleares (Ipen). 

  • NPOP - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Imunobiológicos, ligado ao programa Ciência para o Desenvolvimento, com sede no Instituto Butantan. 

  • NPOP/IViS – Inovação para Vigilância em Saúde, constituído no âmbito do programa Ciência para o Desenvolvimento, com sede na Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde de São Paulo.