ODS 3 Saúde e Bem-estar

ODS 3 Saúde e Bem-estar

Em São José do Rio Preto, apenas 75% das crianças até 15 anos têm anticorpos contra o sarampo
ODS 3

Estudo foi feito com amostras de 252 crianças atendidas no Hospital de Base da Famerp. Percentual está abaixo do considerado ideal para prevenir surtos da doença, que é de 94%

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos é modelo para América Latina
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos é modelo para América Latina

Ferramenta tem sido aprimorada por integrantes do Centro de Pesquisa em Alimentos da USP, que lideram um curso de capacitação em compilação de dados para cientistas de 13 países da região. Objetivo é padronizar metodologias e integrar informações de modo a criar um portal de tabelas do continente

Diabetes é a variável que mais impacta número de mortes por infarto
Diabetes é a variável que mais impacta número de mortes por infarto

Pesquisadores da USP analisaram o peso de diferentes fatores de risco nas estatísticas de morte por doenças cardiovasculares. Resultados publicados na PLOS ONE mostram que a hiperglicemia representa um risco ainda maior para mulheres

Terapia contra câncer mostra potencial para tratar casos graves de COVID-19 em testes pré-clínicos
ODS 3

Um tipo de tratamento conhecido como inibidor de checkpoint imunológico se mostrou benéfico em células de pacientes internados na UTI após contrair o SARS-CoV-2, bem como em camundongos infectados por um betacoronavírus semelhante. Trabalho foi publicado na Science Advances

Vantagens do teste de HPV no rastreio primário do câncer cervical superam os custos
ODS 3

Conclusão foi apresentada por pesquisadores do Hospital de Amor na revista Cancers. Grupo analisou, em diversos países latino-americanos, iniciativas e diretrizes de implementação da testagem molecular para o vírus, que ainda não é padrão no Brasil

Cobalto em excesso causa câncer, confirma estudo
Cobalto em excesso causa câncer, confirma estudo

Encomendada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde, a investigação foi conduzida por 31 cientistas de 13 países. Resultados foram divulgados na Lancet Oncology

Estudo ajuda a entender por que obesos tendem a desenvolver complicações metabólicas como diabetes
ODS 3

Em experimentos com camundongos, pesquisadores da Unicamp e colaboradores observaram que a leptina, substância produzida no tecido adiposo, contribui para aumentar a inflamação sistêmica associada à obesidade e isso altera o funcionamento de células do sistema imune. Descoberta pode orientar a busca por terapias

Hormônio do exercício protege os rins contra danos do diabetes
Hormônio do exercício protege os rins contra danos do diabetes

Constatação foi feita por pesquisadores da Unicamp por meio de experimentos com ratos e cultura de células renais humanas. Resultados divulgados na revista Scientific Reports mostram que a irisina, substância liberada durante a prática de atividade física, evita a degeneração celular que leva à nefropatia diabética e à insuficiência renal

Em testes pré-clínicos, fármaco mostra potencial para combater inflamação exagerada associada à COVID-19
ODS 3

Pesquisadores da USP testaram o antiparasitário niclosamida em camundongos e em células sanguíneas humanas. Além de efeito antiviral, a droga desativou o mecanismo celular que desencadeia a tempestade de citocinas. Uma nova formulação é necessária para que o princípio ativo possa chegar ao pulmão e fazer efeito em humanos

Identificada variante do HPV com maior potencial de causar câncer
Identificada variante do HPV com maior potencial de causar câncer

Estudo feito no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo com apoio da FAPESP foi um dos premiados na 13ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira

SARS-CoV-2 altera o RNA das células infectadas, revela estudo
SARS-CoV-2 altera o RNA das células infectadas, revela estudo

Pesquisadores da Unifesp descrevem o que muda no funcionamento dos RNAs das células na presença do vírus da COVID-19. Resultados podem dar pistas sobre a capacidade de diferentes variantes de escapar do sistema imune e orientar a busca por novos tratamentos

Novo método pode ajudar a prever casos de variantes da COVID-19 em populações já infectadas ou vacinadas
ODS 3

Estudo divulgado na revista Vaccines usou amostras de bancos de sangue de sete capitais brasileiras para medir a quantidade de anticorpos contra o SARS-CoV-2, relacionando a proteção da vacina à variante delta e seu nível de mortalidade

Nova técnica ajuda a descobrir se bactéria que causa meningite é resistente a antibióticos
ODS 3

Estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz pode ser útil tanto para a vigilância epidemiológica quanto para o tratamento dos doentes. Resultados foram publicados na revista PLOS ONE

Profissionais da educação tiveram mais dificuldade para conciliar trabalho e família durante a pandemia
ODS 3, ODS 4

Conclusão é de estudo com mais de 1,6 mil participantes de todo o Brasil. Trabalho foi premiado em concurso promovido pela Capes

Vacina contra COVID-19 desenvolvida por grupos da UFMG, USP e Fiocruz está pronta para testes em humanos
ODS 3

Resultados dos experimentos com animais acabam de ser divulgados na Nature Communications. Pesquisadores aguardam aval da Anvisa para dar início ao ensaio clínico

Idosos com anemia e fraqueza muscular têm risco maior de morrer
Idosos com anemia e fraqueza muscular têm risco maior de morrer

Combinação é perigosa principalmente para mulheres, concluíram pesquisadores da UFSCar e da University College London. Grupo analisou dados de 5.310 idosos britânicos acompanhados ao longo de dez anos

No mundo todo, infecções fúngicas aumentaram a mortalidade de internados por COVID-19
ODS 3

Conclusão foi apresentada por um grupo internacional de cientistas em artigo publicado na revista Nature Microbiology. Trabalho alerta sobre a urgência de desenvolver novos fármacos antifúngicos

Estudo desvenda mecanismo de câncer cerebral pediátrico raro e aponta caminho para tratamento
ODS 3

O tipo de ependimoma estudado afeta principalmente crianças, tem baixa taxa de sobrevida e não possui tratamento quimioterápico específico. Combinação de duas drogas experimentais inibiu crescimento do tumor in vitro, mas não foi eficaz em camundongos

Estudo sobre agendas globais enfoca relação entre humanos e natureza
ODS 3, ODS 14, ODS 15
Estudo sobre agendas globais enfoca relação entre humanos e natureza

Trabalho, que reuniu protagonistas do Brasil e do Reino Unido, investigou os efeitos da proximidade do mar sobre a saúde física e psíquica dos moradores locais

Estudo revela possível alvo para combater reações de hipersensibilidade e dor causadas por quimioterapia
ODS 3

Usado contra diversos tipos de câncer, o paclitaxel pode causar problemas nos nervos, fraqueza e até falta de ar. Pesquisadores brasileiros descobriram que o fármaco ativa um receptor celular chamado C5aR1 – processo crucial para o surgimento dos efeitos adversos

Experimento mostra como diferentes odores podem influenciar a percepção visual de emoções
ODS 3

Pesquisadores da USP mediram com que velocidade os participantes do estudo reconheciam expressões de alegria, tristeza, raiva, nojo ou medo. Voluntários foram inadvertidamente expostos a diferentes cheiros durante o teste. Resultados foram divulgados na PLOS ONE

Reduzir apenas as proteínas da dieta pode ser opção para combater obesidade e diabetes, sugere estudo
ODS 3

Ensaio clínico randomizado foi feito por pesquisadores brasileiros e dinamarqueses com 21 pacientes com síndrome metabólica. Perda de peso, controle da pressão arterial e melhora do perfil glicêmico e lipídico foram observados tanto nos voluntários que restringiram calorias quanto nos que reduziram apenas o teor proteico da dieta

Estudo desvenda mecanismo imune responsável por parte dos casos fatais de COVID-19
ODS 3

Enquanto alguns pacientes morrem com alta carga viral e pouca inflamação, outros são vitimados por complicações inflamatórias que surgem após a eliminação do vírus do organismo. Os casos deste segundo grupo, segundo cientistas da USP, têm relação com a permanente ativação de um mecanismo inflamatório chamado inflamassoma. Achados podem orientar abordagens terapêuticas personalizadas

Técnicas modernas facilitam a busca por produtos naturais e podem levar a terapias para Aids e COVID-19
ODS 3

Tema foi debatido na terça-feira por Barry O’Keefe, do National Cancer Institute, durante a Escola FAPESP 60 anos: Ciências Exatas, Naturais e da Vida. Segundo dia do evento também teve conferências de José Nelson Onuchic, da Rice University, e Virgilio Almeida, da UFMG

Pesquisadores da USP validam a eficácia de três novos testes sorológicos para a COVID-19
ODS 3

Desenvolvidos no Instituto de Ciências Biomédicas com apoio da FAPESP, os métodos obtiveram alta eficácia em análise considerada padrão-ouro, inclusive quando comparados com um exame já em uso no mercado

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: