ODS 3 Saúde e Bem-estar

ODS 3 Saúde e Bem-estar

Nos primeiros oito meses, vacinação contra COVID-19 evitou a morte de até 63 mil idosos, aponta estudo
ODS 3

Estimativa foi feita por pesquisadores do Observatório COVID-19 em artigo publicado no periódico The Lancet Regional Health Americas. Grupo calcula que até 178 mil hospitalizações de pessoas com 60 anos ou mais foram prevenidas de janeiro a agosto de 2021

Mulheres negras são as que mais sofrem com a perda dentária, aponta estudo
ODS 3, ODS 10
Mulheres negras são as que mais sofrem com a perda dentária, aponta estudo

Inquérito feito com 3.021 pessoas no município de Campinas indica um percentual 26% maior em comparação às mulheres brancas, 19% mais alto em relação aos homens brancos e 14% acima dos homens negros. Dados foram divulgados na revista PLOS ONE

Infecção de células da gordura visceral pode contribuir para o agravamento da COVID-19, sugere estudo
ODS 3

Pesquisadores da Unicamp e da USP infectaram adipócitos dos tecidos subcutâneo e visceral com o SARS-CoV-2. Além de desenvolverem maior carga viral, as células da gordura encontrada entre os órgãos da cavidade abdominal produziram maior quantidade de moléculas pró-inflamatórias após contato com o vírus

Sistema imune de pacientes com anemia falciforme melhora após transplante de células-tronco da medula
ODS 3

Doença genética está associada a infecções recorrentes e potencialmente fatais. Pesquisadores da USP e colaboradores acompanharam 29 transplantados para entender o que acontece com as células de defesa após o tratamento

Descoberto novo mecanismo associado ao agravamento da COVID-19
Descoberto novo mecanismo associado ao agravamento da COVID-19

Cientistas usam quitosana para criar micropartículas antioxidantes mais estáveis para cosméticos
ODS 3

Abuso de medicamentos e lotação de UTIs na pandemia levaram a surto de fungo resistente, relata estudo
ODS 3

Pesquisadores detectaram em hospital de Salvador o maior evento do tipo causado por uma mesma cepa de Candida parapsilosis, que infectou pacientes com a forma grave da COVID-19. Cientistas preveem surgimento no Brasil de novas linhagens resistentes às drogas mais usadas

Novo dispositivo identifica anticorpos contra a COVID-19 em cinco minutos
Novo dispositivo identifica anticorpos contra a COVID-19 em cinco minutos

Sensor criado por cientistas da UFABC e da USP usa óxido de zinco combinado de forma inédita com um vidro condutor de elétrons e uma proteína do SARS-CoV-2. Resultados superam teste convencional ELISA, padrão-ouro empregado atualmente

Doutoranda da Unifesp é premiada em simpósio internacional na Dinamarca
Doutoranda da Unifesp é premiada em simpósio internacional na Dinamarca

Fernanda Aquino, bolsista da FAPESP, apresentou trabalho sobre agregação plaquetária no contexto do câncer de intestino

Doutorando desenvolve gel com nanopartículas que potencializam o clareamento dental
ODS 3

Projeto de Matheus Kury, conduzido na Unicamp com apoio da FAPESP, recebeu o Paffenbarger Award durante o Encontro Anual da Academia de Materiais Dentários

Telemedicina chegou com a pandemia e veio para ficar, indica estudo
Telemedicina chegou com a pandemia e veio para ficar, indica estudo

Conclusão foi apresentada em artigo por pesquisadores da USP, com base em inquérito que envolveu 1.183 médicos de São Paulo e do Maranhão. Análise mostra que o crescimento da modalidade ocorreu de forma desigual, privilegiando serviços de saúde privados

Material feito de polipropileno e prata inativa o SARS-CoV-2 e outros patógenos
Material feito de polipropileno e prata inativa o SARS-CoV-2 e outros patógenos

Estudo reuniu equipes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar e do Centro de Inovação em Novas Energias da Unicamp. Eficiência contra o vírus da COVID-19 foi superior a 98%

Técnica evita a degradação de compostos antioxidantes presentes em alimentos
ODS 2, ODS 3
Técnica evita a degradação de compostos antioxidantes presentes em alimentos

Amostras de bancos de sangue podem ser usadas para monitorar a evolução de epidemias, mostra pesquisa
ODS 3

Metodologia desenvolvida por grupo da USP e colaboradores permite rastrear em tempo real a soroprevalência da população a um patógeno – o SARS-CoV-2, no caso do estudo publicado na revista eLife. Resultados oferecem um “retrato” do primeiro ano da COVID-19 no Brasil

Inteligência artificial é usada para identificar alterações na marcha e diagnosticar doença de Parkinson
ODS 3

Grupo da Unesp testou técnicas de aprendizado de máquina para avaliar parâmetros como comprimento, velocidade e largura dos passos. Além de tornar o diagnóstico clínico mais preciso, método permite determinar o estágio de evolução da doença

Técnica permite obter célula programada para combater o câncer de modo mais rápido e barato
ODS 3

Projeto de mestrado desenvolvido no Centro de Terapia Celular da USP foi considerado o “melhor trabalho de transplante de medula óssea e terapia celular” do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular em 2022

Estudo ajuda a entender como o exercício físico induz a queima de gordura nos músculos
ODS 3

Por meio de experimentos com camundongos, cientistas da Unicamp e da USP descobriram que molécula liberada no cérebro durante a atividade física leva à quebra de ácidos graxos no tecido musculoesquelético mesmo após o término do treino

Os grandes desafios do projeto genoma da <i>X. fastidiosa</i>
Os grandes desafios do projeto genoma da <i>X. fastidiosa</i>

Andrew Simpson, coordenador de DNA, e João Carlos Setúbal, coordenador de bioinformática, contam em vídeo a saga do sequenciamento do primeiro fitopatógeno

Estudo mapeia alterações no DNA que tornam o melanoma mais grave
Estudo mapeia alterações no DNA que tornam o melanoma mais grave

Ao analisar 133 amostras de tumores de pele, pesquisadores brasileiros e franceses identificaram marcas bioquímicas no material genético que podem indicar maior agressividade e orientar o tratamento. Resultados foram publicados na revista Nature Communications

Estudo revela como a estimulação cerebral profunda ajuda no controle da epilepsia
ODS 3

Experimentos com roedores feitos na Unifesp sugerem que a técnica promove uma reprogramação dos neurônios afetados pela doença, fazendo-os retornar ao estado normal e interrompendo as crises. O aumento na produção de uma substância chamada adenosina parece ter papel-chave no processo

Estudo propõe novos parâmetros para o diagnóstico da sarcopenia
Estudo propõe novos parâmetros para o diagnóstico da sarcopenia

Medir a força das mãos é uma das principais formas de detectar a doença, associada à perda de força, massa e função muscular. Com base em dados de mais de 6 mil idosos, pesquisadores da UFSCar e colaboradores britânicos sugerem elevar o valor mínimo considerado normal

Grupo cria material que poderá ser usado no tratamento do câncer ósseo
Grupo cria material que poderá ser usado no tratamento do câncer ósseo

Vidro bioativo desenvolvido na UFSCar foi acrescido de partículas magnéticas. Compósito poderá ser aplicado como enxerto ósseo, auxiliando na regeneração do tecido e possibilitando o aquecimento controlado da área por campo magnético, o que causa a morte das células tumorais

Anvisa autoriza teste clínico da vacina SpiN-Tec, que busca induzir a imunidade celular contra a COVID-19
ODS 3

Imunizante foi desenvolvido por pesquisadores da UFMG, USP e Fiocruz. Se aprovado nas três fases do estudo com pacientes, poderá ser usado como dose de reforço

Identificados três compostos naturais que impedem a replicação do coronavírus
Identificados três compostos naturais que impedem a replicação do coronavírus

Após a triagem de 500 fármacos, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e colaboradores identificaram moléculas que inibem em até 70% a ação da enzima PLpro – uma das responsáveis pela proliferação do SARS-CoV-2

Pós-doutorado em bioinformática no Centro para Pesquisa em Imuno-oncologia
Pós-doutorado em bioinformática no Centro para Pesquisa em Imuno-oncologia

As atividades do bolsista serão na área de análise de dados multiômicos de diferentes grupos de pacientes com câncer

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: