ODS 3 Saúde e Bem-estar

ODS 3 Saúde e Bem-estar

Vacina 100% brasileira contra a COVID-19 avança para a segunda fase de testes clínicos
ODS 3

Denominado SpiN-Tec, imunizante visa induzir a imunidade celular contra o SARS-CoV-2; próxima etapa vai envolver 350 voluntários, que já estão sendo recrutados

Mais do que a cor da pele, ancestralidade é indicadora de risco para câncer de mama, mostra estudo
ODS 3

Primeiro levantamento do tipo com amostras da população brasileira indica que mulheres de ascendência africana têm mais chances de desenvolver tumores do tipo triplo-negativo, que são de difícil tratamento

Fibra óptica biodegradável permite medir ou modular correntes elétricas no corpo humano
ODS 3

Feito com material extraído da alga ágar, o dispositivo poderá ser usado para monitorar estímulos produzidos no cérebro ou nos músculos. Ou como interface auxiliar na conexão homem-computador em tecnologias de assistência ou reabilitação

Tempestade perfeita: dormir mal agrava problemas de saúde em idosos obesos, mostra estudo
ODS 3

Pesquisa feita na USP com 95 voluntários associa má qualidade do sono ao agravamento de complicações causadas pelo envelhecimento e o sobrepeso, como ansiedade, depressão, aumento da gordura corporal e perda de força e massa muscular

Composto combate bactérias resistentes em menos de uma hora
Composto combate bactérias resistentes em menos de uma hora

Experimentos in vitro foram feitos no Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos da USP; cientistas usaram peptídeo sintético inspirado em molécula secretada pela bactéria Lactobacillus plantarum

Ferramenta baseada em inteligência artificial cria planos alimentares personalizados
ODS 3

Desenvolvida por cientistas do Centro de Pesquisa em Alimentos da USP, tecnologia poderá ajudar nutricionistas no processo de tomada de decisão, otimizando o trabalho da consulta

Estudo aponta piora da saúde bucal em pessoas submetidas a cirurgia bariátrica
Estudo aponta piora da saúde bucal em pessoas submetidas a cirurgia bariátrica

Análises feitas na Unifesp mostram aumento de cáries, gengivite e doença periodontal, além de alterações salivares associadas à desmineralização dos dentes. Para os autores, achado reforça a importância de incluir profissionais de odontologia na equipe multidisciplinar que acompanha esses pacientes

COVID-19 pode disparar anticorpos ligados a doenças autoimunes, causando trombose e outras complicações
ODS 3

Estudo conduzido na USP ajuda a entender por que idosos são mais suscetíveis à infecção pelo SARS-CoV-2 e o motivo de a forma grave da doença estar associada a distúrbios de coagulação

Sensor produzido a partir de cápsulas de café recicladas é capaz de diagnosticar a febre amarela
ODS 3

Dispositivo sustentável é fabricado em impressora 3D comum, pode ser miniaturizado e detecta sequência-alvo do vírus em amostras de soro sanguíneo

Cigarro e HPV têm efeito sinérgico nas células, potencializando o risco de câncer de cabeça e pescoço
ODS 3

Conclusão é de estudo conduzido na USP e Universidade do Chile. Ao analisar células da boca que expressavam proteínas do papilomavírus humano e foram expostas à fumaça de cigarro, grupo observou aumento de enzima ligada à progressão de tumores e a danos ao DNA

Estudo ajuda a entender por que o câncer de pele cresce no mundo e aponta limitações dos filtros solares
ODS 3

Em artigo de revisão, grupo da USP faz uma análise abrangente da ação, na pele humana, dos chamados fotossensibilizadores endógenos – moléculas produzidas pelo organismo quando exposto à luz

Terapias celulares podem reduzir em 60% o risco de morte por COVID-19, aponta estudo
ODS 3

Pesquisadores da USP e colaboradores internacionais compilaram dados de 195 ensaios clínicos feitos em 30 países entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021. Apesar dos dados promissores, os autores ressaltam a necessidade de maior controle na elaboração dos produtos usados nesse tipo de tratamento

Teste para diagnosticar tumores de tireoide ganha Prêmio Octavio Frias de Oliveira
ODS 3

Tecnologia desenvolvida com apoio do PIPE-FAPESP venceu na categoria “Inovação Tecnológica”. Estudo da USP que revelou molécula capaz de levar células leucêmicas à morte foi premiado na categoria “Pesquisa em Oncologia”

Estudo descreve mecanismo que regula a atividade do gene da memória
Estudo descreve mecanismo que regula a atividade do gene da memória

O fenômeno, que integra a chamada epigenética, pode estar associado a patologias como o Alzheimer. Trabalho conduzido na USP amplia o conhecimento sobre o sistema nervoso central

Estudo desvenda como os compostos fenólicos de plantas inibem a comunicação bacteriana
ODS 3

Artigo de revisão publicado por cientistas do Centro de Pesquisa em Alimentos da USP pode orientar novas estratégias para combater a resistência microbiana a antibióticos

Grupo da UFSCar busca voluntários para validação de método para diagnóstico precoce de Alzheimer
ODS 3

Podem participar da pesquisa pessoas com ou sem a doença a partir dos 60 anos, bem como cuidadores de pacientes com demência

Salada pronta pré-higienizada pode conter bactérias causadoras de doenças, aponta artigo
ODS 3

Revisão de estudos sobre vegetais minimamente processados compila casos de segurança microbiológica insatisfatória e chama a atenção para a importância de boas práticas ao longo da cadeia produtiva

Estudo identifica associação entre microbiota intestinal e episódios de delirium em idosos
ODS 3

Técnica permite usar excedente de paracetamol como matéria-prima para sedativo usado em intubação
ODS 3

Pesquisadores da UFABC testaram com sucesso um processo de síntese de propofol a partir do popular analgésico, abrindo espaço para estratégia que pode ser útil durante crises sanitárias

Obesidade abdominal associada a fraqueza muscular eleva em 85% o risco de morte por doença cardiovascular
ODS 3

Conclusão é de pesquisadores da UFSCar e da University College London que acompanharam durante oito anos 7.030 pessoas com 50 anos ou mais

Composto testado em roedores mostra potencial para combater a inflamação crônica das gengivas

Exercício aeróbico pode ajudar a reduzir dores na face causadas pelo Parkinson
Exercício aeróbico pode ajudar a reduzir dores na face causadas pelo Parkinson

Conclusão é de estudo com ratos feito por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e do Hospital Sírio-Libanês

Coinfecção por nova espécie de parasita é confirmada em paciente com leishmaniose visceral
ODS 3

Sequenciamento genômico de amostras clínicas de uma criança de Aracaju revelou a presença simultânea do protozoário Leishmania infantum e de outro parasita do gênero Crithidia ainda sem nome, que já havia sido identificado em um caso fatal de leishmaniose visceral na mesma região de Sergipe

Estudo identifica proteínas associadas à metástase de câncer de cabeça e pescoço
ODS 3

Descoberta de pesquisadores do LNBio-CNPEM deve permitir, futuramente, que tumores em áreas como boca e garganta sejam detectados por meio de exames de sangue ou saliva, auxiliando oncologistas a tomar melhores decisões clínicas

Longevidade pode estar associada à capacidade de perceber cheiros de substâncias nocivas
ODS 3

Em vermes nematoides expostos a composto exalado por bactéria patogênica, pesquisadores observaram a ativação de um circuito neural que resultou em aumento do tempo de vida e menor agregação de proteínas, uma das causas de doenças neurodegenerativas. Achado aponta caminhos para a busca de tratamentos contra males associados ao envelhecimento

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: