Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Livro mostra relatos de experiência de professores em atuação na Educação Básica
ODS 4

Traduções do currículo cultural da educação física no contexto da prática quando apropriado pelo discurso oficial é resultado de pesquisa apoiada pela FAPESP

Estudo revela lacunas de pesquisas ecológicas no território da Amazônia brasileira
ODS 13, ODS 15

Entre 15% e 18% das áreas com biodiversidade mais negligenciadas na Amazônia brasileira também mostram alta suscetibilidade às mudanças climáticas até 2050

Nova ‘enciclopédia’ do comportamento sedentário reforça importância do movimento para a saúde

Nova enzima pode impulsionar a produção sustentável de combustível para aviação
ODS 7
Nova enzima pode impulsionar a produção sustentável de combustível para aviação

Biocatalisador identificado por pesquisadores brasileiros tem potencial de resolver gargalo tecnológico e produtivo para a fabricação de biocombustíveis renováveis e outros bioprodutos, como bioplásticos e biopolímeros

Exposição apresenta os processos curatoriais nos museus da USP
ODS 4
Exposição apresenta os processos curatoriais nos museus da USP

Mostra é resultado de um Projeto Temático da FAPESP que reuniu instituições da USP e da Unicamp para investigar como são os processos de trabalho em cada museu

Projeto de compósitos poliméricos com atividade biocida tem pedido de patente registrado
ODS 3

Invenção de pesquisadores do CDMF está disponível nas bases do INPI. Produto pode ser utilizado para confecção de superfícies biocidas seguras, aplicáveis a diversos equipamentos e dispositivos contra vírus, bactérias e fungos.

Leite materno corrige alterações na microbiota intestinal de bebês
Leite materno corrige alterações na microbiota intestinal de bebês

Pesquisa da USP apoiada pela FAPESP mostra que as bactérias benéficas produzidas pelo leite materno se sobrepõem às bactérias maléficas, independentemente do tipo de parto

Nova técnica permite diferenciar lesões orais pela análise de textura de imagem