Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Estudo busca entender como as comunidades podem se auto-organizar para enfrentar crises socioambientais
ODS 11, ODS 13

Com base na análise de casos bem-sucedidos, entre eles a reconstrução de São Luiz do Paraitinga após a inundação de 2010 e a organização da Rede para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Paraíba, pesquisadores da Unicamp buscaram identificar elementos e mecanismos comuns que podem ser aplicados em outros contextos

Gestantes obesas infectadas pelo vírus zika têm resposta imune diminuída
Gestantes obesas infectadas pelo vírus zika têm resposta imune diminuída

Pesquisadores da USP avaliaram amostras de placenta de mulheres com e sem obesidade que contraíram a infecção durante a gravidez. Resultados mostram que o excesso de peso materno pode comprometer a resposta imune placentária e a proteção do feto

Desmatamento em terras indígenas provocou a emissão de 96 milhões de toneladas de CO2
ODS 13

Cientistas analisaram dados de 232 TIs entre 2013 e 2021; resultados divulgados na revista Scientific Reports indicam que derrubada da floresta foi maior entre 2019 e 2021

Cápsulas de café usadas podem ser aproveitadas na produção de filamentos para impressão 3D
ODS 12

Testado por pesquisadores brasileiros e britânicos, processo é um exemplo de economia circular, em que os resíduos gerados em uma atividade econômica são transformados em recursos para outros setores

Sensor de baixo custo monitora nível de paracetamol na saliva em tempo real para tratamento personalizado
ODS 3

Desenvolvido na USP, dispositivo permite correções na dosagem do analgésico para melhorar sua eficácia de acordo com o perfil do paciente e evitar intoxicações, overdoses e outros efeitos colaterais

Nova classe de fármacos elimina até 80% dos tumores de leucemias agudas
Nova classe de fármacos elimina até 80% dos tumores de leucemias agudas

Resultados divulgados no Blood Cancer Journal foram obtidos por pesquisadores da USP em testes com células de pacientes

Parasita da leishmaniose manipula defesa do organismo para continuar se replicando, mostra estudo
ODS 3

Leishmania altera a forma de proteína humana que normalmente induziria a morte de células infectadas, enfraquecendo a resposta inflamatória; descoberta divulgada na Nature Communications abre caminho para novos tratamentos

Experimento feito no Inpe identifica locais com maior risco de inundação em cidades
ODS 11, ODS 13

Pesquisa combina modelos de previsão de expansão urbana, de mudança do uso do solo e hidrodinâmicos; resultados foram validados com dados reais de São Caetano do Sul, município da Região Metropolitana de São Paulo

Projeto enfoca transição sociotécnica no ecossistema de inovação de alimentos e de mobilidade urbana
ODS 2, ODS 12

Grupo da USP busca compreender o papel das instituições e das organizações em direção a padrões de produção e consumo mais sustentáveis

Novo centro vai prover tecnologias para aumentar a competitividade de pequenos e médios produtores
ODS 2

Lançado na última terça-feira com a presença do governador de São Paulo, o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital une Embrapa, FAPESP e outras instituições. Objetivo é conectar agricultores a inovações que possam reduzir custos e garantir a sustentabilidade

Tecnologia criada na Unicamp agrega valor às cascas de laranja
ODS 12
Tecnologia criada na Unicamp agrega valor às cascas de laranja

Método possibilita extrair pectina e oligossacarídeos do resíduo gerado pela produção de suco, reduzindo impactos ambientais

E-book detalha mais de 260 espécies de medusas do mundo com informações científicas, fotos e ilustrações
ODS 14

Versão eletrônica do livro editado em 2019 por professor da USP torna mais acessível conhecimento sobre esses invertebrados marinhos. Resultado de 12 anos de trabalho, obra é fruto de vários projetos de pesquisa, incluindo seis apoiados pela FAPESP

Projeto que avalia relação entre TDAH e rendimento educacional busca voluntários
ODS 3, ODS 4

Objetivo da pesquisa conduzida no ICB-USP é estudar a influência da condição socioeconômica do paciente nesse contexto. Podem participar moradores da RMSP, com ou sem o transtorno, maiores de 18 anos

Treino de resistência melhora secreção de insulina e pode beneficiar paciente com diabetes, aponta estudo
ODS 3

Pesquisadores da Unicamp estudaram os efeitos do exercício de força nas células beta do pâncreas de ratos e em camundongos. Resultados indicam que a intervenção preveniu disfunção e morte celular, abrindo caminho para a busca de novos alvos terapêuticos e para a prescrição mais eficaz de atividade física

Farinha de trigo mantém compostos prebióticos mesmo após a moagem
Farinha de trigo mantém compostos prebióticos mesmo após a moagem

Em testes com animais, estudo do Centro de Pesquisa em Alimentos constatou que os arabinoxilanos encontrados na farinha também apresentaram ação antitumoral

Pesquisa analisa aplicações médicas, nutricionais e ambientais de novas bactérias extraídas da Antártida
ODS 15

Duas espécies psicrofílicas foram descobertas por cientistas uruguaios em 2013 e são avaliadas desde 2018 por parceria entre USP de Ribeirão Preto e IIBCE, de Montevidéu

No Ceará, chikungunya matou mais do que dengue na última década
No Ceará, chikungunya matou mais do que dengue na última década

Conclusão está em artigo publicado por pesquisadores brasileiros, americanos e britânicos na revista The Lancet Microbe. Dados do maior estudo epidemiológico sobre o tema mostram que vírus causa surtos explosivos em pequenos bolsões pelo país

Efeitos do envelhecimento no organismo se tornam mais evidentes após os 60 anos, mostra estudo
ODS 3

Pesquisadores da UFSCar observaram mudanças simultâneas no controle nervoso da frequência cardíaca em repouso, na capacidade de captação, transporte e consumo de oxigênio durante o exercício e no padrão de metabólitos presentes no sangue

Estudos colocam células solares de perovskita mais perto da comercialização
ODS 7
Estudos colocam células solares de perovskita mais perto da comercialização

Em artigo de revisão, pesquisadores do Centro de Inovação em Novas Energias discutem os avanços recentes dessa tecnologia fotovoltaica emergente

Cientistas usam inteligência artificial e rede social para criar modelo que prevê ansiedade e depressão
ODS 3

Estudo de grupo da USP publicado em revista científica descreve a construção da base de dados e a modelagem com os primeiros resultados

Pesquisadores da Unicamp cultivam microalgas para a produção de biocombustível
ODS 7
Pesquisadores da Unicamp cultivam microalgas para a produção de biocombustível

Objetivo é comparar como diferentes sistemas de cultivo afetam o crescimento e a produtividade da espécie Botryococcus terribilis. Em um dos experimentos, a produção de lipídios e hidrocarbonetos foi incrementada em 49% e 29%, respectivamente

Otimização de material aumenta em 50% a eficiência de equipamento para produzir hidrogênio verde
ODS 7, ODS 13

Pesquisa conduzida por grupos do CNPEM e da UFABC representa um avanço em direção ao desenvolvimento dos primeiros protótipos nacionais para produção desse combustível por fotoeletrólise

Exposição a canabinoide na gestação aumenta mortalidade e problemas respiratórios em recém-nascidos
ODS 3

Conclusão é de estudo com ratos conduzido por pesquisadores da Unesp e da USP. Ninhadas cujas mães receberam equivalente sintético da substância apresentaram taxa de morte neonatal 29% maior, além de alterações no controle da respiração e da sensibilidade ao dióxido de carbono – fatores que em humanos predispõem à morte súbita

Apoio a sistema tributário progressivo esbarra na definição das faixas de renda que serão mais oneradas
ODS 10

Em vez de fator de risco, estudo sugere que a asma protege contra o agravamento da COVID-19
ODS 3

Pesquisadores da Universidade São Francisco, no interior paulista, analisaram dados de mais de 1 milhão de pacientes hospitalizados na rede pública após contrair o SARS-CoV-2. Menor produção de citocinas e de proteína ACE-2 – que serve de receptor para o vírus – seriam a explicação

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: