Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Livro aponta a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos em São Paulo
ODS 2

Obra publicada com apoio da FAPESP reúne trabalhos de 38 pesquisadores. Estudos avaliam os efeitos das políticas públicas federais e estaduais na produção agrícola paulista

Estudo propõe novos parâmetros para o diagnóstico da sarcopenia
Estudo propõe novos parâmetros para o diagnóstico da sarcopenia

Medir a força das mãos é uma das principais formas de detectar a doença, associada à perda de força, massa e função muscular. Com base em dados de mais de 6 mil idosos, pesquisadores da UFSCar e colaboradores britânicos sugerem elevar o valor mínimo considerado normal

Grupo cria material que poderá ser usado no tratamento do câncer ósseo
Grupo cria material que poderá ser usado no tratamento do câncer ósseo

Vidro bioativo desenvolvido na UFSCar foi acrescido de partículas magnéticas. Compósito poderá ser aplicado como enxerto ósseo, auxiliando na regeneração do tecido e possibilitando o aquecimento controlado da área por campo magnético, o que causa a morte das células tumorais

Estudo identifica a principal espécie de ‘camarão corrupto’ do litoral brasileiro
ODS 14

Pesquisadores da Unesp confirmam que o agora denominado Callichirus corruptus é morfologicamente distinto de crustáceos do mesmo gênero descritos há dois séculos no hemisfério Norte, encerrando um debate científico de quase 40 anos

Cientistas mapeiam comunidades bacterianas em biomas sul-americanos
Cientistas mapeiam comunidades bacterianas em biomas sul-americanos

Trabalho envolveu a análise de 900 amostras coletadas em dez ecorregiões do continente. Resultados deram origem à Base de Dados Georreferenciada de Microbiomas Aquáticos da América do Sul

Anvisa autoriza teste clínico da vacina SpiN-Tec, que busca induzir a imunidade celular contra a COVID-19
ODS 3

Imunizante foi desenvolvido por pesquisadores da UFMG, USP e Fiocruz. Se aprovado nas três fases do estudo com pacientes, poderá ser usado como dose de reforço

Identificados três compostos naturais que impedem a replicação do coronavírus
Identificados três compostos naturais que impedem a replicação do coronavírus

Após a triagem de 500 fármacos, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e colaboradores identificaram moléculas que inibem em até 70% a ação da enzima PLpro – uma das responsáveis pela proliferação do SARS-CoV-2

Filmes retratam problemas urgentes da Amazônia pelo olhar da população afetada
ODS 11
Filmes retratam problemas urgentes da Amazônia pelo olhar da população afetada

Em seminário on-line promovido pela FAPESP, pesquisadores descrevem a evolução na maneira de retratar os sujeitos sociais que vivem na região amazônica em documentários sobre o impacto do extrativismo e das grandes obras de infraestrutura

Pós-doutorado em bioinformática no Centro para Pesquisa em Imuno-oncologia
Pós-doutorado em bioinformática no Centro para Pesquisa em Imuno-oncologia

As atividades do bolsista serão na área de análise de dados multiômicos de diferentes grupos de pacientes com câncer

Microplásticos nos ecossistemas: impactos e soluções
Microplásticos nos ecossistemas: impactos e soluções

Livro organizado por pesquisadores da USP apresenta os problemas provocados pela presença de plásticos nos rios, mares e mangues, com experimentos em laboratório ou em ambiente natural

Pesquisas aplicadas à arte beneficiam tanto a ciência quanto a cultura
ODS 4
Pesquisas aplicadas à arte beneficiam tanto a ciência quanto a cultura

Em evento on-line realizado pela FAPESP e o Instituto do Legislativo Paulista, pesquisadores contam como utilizaram tecnologias para a restauração de patrimônios públicos e como dois campos aparentemente distintos podem se unir na nanoarte

Em São José do Rio Preto, apenas 75% das crianças até 15 anos têm anticorpos contra o sarampo
ODS 3

Estudo foi feito com amostras de 252 crianças atendidas no Hospital de Base da Famerp. Percentual está abaixo do considerado ideal para prevenir surtos da doença, que é de 94%

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos é modelo para América Latina
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos é modelo para América Latina

Ferramenta tem sido aprimorada por integrantes do Centro de Pesquisa em Alimentos da USP, que lideram um curso de capacitação em compilação de dados para cientistas de 13 países da região. Objetivo é padronizar metodologias e integrar informações de modo a criar um portal de tabelas do continente

Grupo usa celulose para retardar a liberação de fertilizantes no solo e criar vasos autofertilizantes
ODS 2

Pesquisadores da UFSCar adaptaram material proveniente do bagaço da cana e da indústria de papel para substituir polímeros sintéticos hoje encontrados no mercado e utilizados pelos produtores. Objetivo é evitar a geração de resíduos não biodegradáveis no campo

Decomposição de madeira por cupins tende a aumentar com o aquecimento global
ODS 13, ODS 15
Decomposição de madeira por cupins tende a aumentar com o aquecimento global

Conclusão foi publicada na revista Science por cientistas de diversas instituições ao redor do mundo, entre elas a Unicamp. Experimentos feitos em 130 locais nos seis continentes sugerem que a maior atividade dos insetos pode acelerar a liberação de gás carbônico na atmosfera

Diabetes é a variável que mais impacta número de mortes por infarto
Diabetes é a variável que mais impacta número de mortes por infarto

Pesquisadores da USP analisaram o peso de diferentes fatores de risco nas estatísticas de morte por doenças cardiovasculares. Resultados publicados na PLOS ONE mostram que a hiperglicemia representa um risco ainda maior para mulheres

Crise climática e pressão antrópica estão levando o Pantanal ao desequilíbrio
ODS 13
Crise climática e pressão antrópica estão levando o Pantanal ao desequilíbrio

Estudo investiga a complexidade do sistema pantaneiro, prevê aumento da intensidade das chuvas e do número de dias secos e aponta seis diretrizes para o manejo sustentável da região

Inteligência artificial poderá auxiliar serviço de fiscalização e controle do Tribunal de Contas
ODS 16

Pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria estão desenvolvendo ferramentas computacionais que ajudam a identificar compras fora do padrão ou com sobrepreço, entre outras funcionalidades

Terapia contra câncer mostra potencial para tratar casos graves de COVID-19 em testes pré-clínicos
ODS 3

Um tipo de tratamento conhecido como inibidor de checkpoint imunológico se mostrou benéfico em células de pacientes internados na UTI após contrair o SARS-CoV-2, bem como em camundongos infectados por um betacoronavírus semelhante. Trabalho foi publicado na Science Advances

Vantagens do teste de HPV no rastreio primário do câncer cervical superam os custos
ODS 3

Conclusão foi apresentada por pesquisadores do Hospital de Amor na revista Cancers. Grupo analisou, em diversos países latino-americanos, iniciativas e diretrizes de implementação da testagem molecular para o vírus, que ainda não é padrão no Brasil

Perda de membros em lagartos e serpentes ocorreu por caminhos evolutivos distintos, revela estudo
ODS 15

Análises genômicas feitas por pesquisadores do Brasil e da Alemanha sugerem que diferentes grupos de répteis submetidos a condições ambientais similares desenvolveram adaptações convergentes, mas de forma independente

Cobalto em excesso causa câncer, confirma estudo
Cobalto em excesso causa câncer, confirma estudo

Encomendada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde, a investigação foi conduzida por 31 cientistas de 13 países. Resultados foram divulgados na Lancet Oncology

Tecnologia ajuda a reduzir o tempo de reparo em caso de falhas na rede elétrica
ODS 7
Tecnologia ajuda a reduzir o tempo de reparo em caso de falhas na rede elétrica

Pesquisadores da USP desenvolveram um sistema que usa inteligência artificial para otimizar serviços de manutenção. Software já é utilizado pela Companhia Paranaense de Energia

Estudo ajuda a entender por que obesos tendem a desenvolver complicações metabólicas como diabetes
ODS 3

Em experimentos com camundongos, pesquisadores da Unicamp e colaboradores observaram que a leptina, substância produzida no tecido adiposo, contribui para aumentar a inflamação sistêmica associada à obesidade e isso altera o funcionamento de células do sistema imune. Descoberta pode orientar a busca por terapias

Combate à pobreza na infância reduz em quase um quarto o risco de jovem cometer crime, aponta estudo
ODS 1

Pesquisadores brasileiros acompanharam 1.905 crianças durante sete anos e analisaram 22 fatores de risco que podem ter impacto no desenvolvimento humano. Dados foram publicados na revista Scientific Reports

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: