Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Pós-doutorado em fisiopatologia médica na Unicamp
Pós-doutorado em fisiopatologia médica na Unicamp

No Laboratório de Inflamação Vascular do Hemocentro, bolsista investigará mecanismos inflamatórios no processo vaso-oclusivo da doença falciforme

Pós-doutorado em imunologia no Instituto de Ciências Biomédicas da USP
Pós-doutorado em imunologia no Instituto de Ciências Biomédicas da USP

Selecionado vai participar do estudo de uma vacina experimental contra leptospirose. Candidatos devem ter experiência em manuseio de animais, cultivo de células e técnicas de biologia molecular

Pós-doutorado em imunologia na USP de Ribeirão Preto
Pós-doutorado em imunologia na USP de Ribeirão Preto

Bolsista vai participar de projeto que investiga a suscetibilidade à tuberculose em indivíduos diabéticos. Inscrições até domingo

Material de baixo custo mostra potencial para gerar energia limpa e eliminar patógenos
ODS 7

Por meio de simulações computacionais, grupo do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais investigou
propriedades estruturais, eletrônicas e magnéticas encontradas na superfície do molibdato de manganês – semicondutor amplamente empregado em dispositivos eletrônicos

Cientistas investigam a contaminação por bactérias em queijo minas frescal
ODS 3, ODS 12
Cientistas investigam a contaminação por bactérias em queijo minas frescal

Ao contrário do que ocorre na Europa, a temida Listeria monocytogenes não é frequente nos queijos macios brasileiros. Estudo conduzido no Centro de Pesquisa em Alimentos da USP sugere que seu crescimento pode estar sendo inibido por microrganismos competidores, entre eles coliformes

Estudo amplia de 39 para 74 os modos de reprodução conhecidos dos anfíbios e cria nova classificação
ODS 14, ODS 15

Ovos carregados nas costas, colocados dentro de bromélias ou pendurados em folhas são algumas das estratégias catalogadas por cientistas da Unicamp e da Unesp. Conhecimento ajuda a entender a evolução dos vertebrados e pode subsidiar políticas de conservação

Treinamento técnico em desenvolvimento de biofármacos em empresa apoiada pelo PIPE
ODS 3

Oportunidade é oferecida pela startup Krabs Biotechnology, situada em São Bernardo do Campo. Candidato deve ter experiência em cultivo de células e em produção de proteínas recombinantes

Pós-doutorado em aprendizagem de máquina na USP
Pós-doutorado em aprendizagem de máquina na USP

Bolsista participará de projeto que busca classificar os estados do corpo e da mente para construir uma nova interface homem-máquina baseada na variabilidade da frequência cardíaca

Doutorando da Unesp é finalista do ‘Nobel da Educação’
ODS 4
Doutorando da Unesp é finalista do ‘Nobel da Educação’

Autor de tese na área de educação matemática, Greiton Toledo de Azevedo é o único brasileiro na disputa pelo Global Teacher Prize de 2021. Premiação foi criada pela Fundação Varkey para valorizar trajetórias docentes notáveis e com impacto social

Centros de síntese em biodiversidade e serviços ecossistêmicos buscam soluções para a sociedade
ODS 14, ODS 15

Grupo da UFABC desenvolve nanocomposto para tratar câncer de forma direcionada
Grupo da UFABC desenvolve nanocomposto para tratar câncer de forma direcionada

A proposta é usar nanopartículas que podem ser guiadas com a aplicação de um campo magnético externo para atacar tumores sólidos resistentes aos tratamentos convencionais

Bolsa de aperfeiçoamento pedagógico no ensino médio em física
ODS 4
Bolsa de aperfeiçoamento pedagógico no ensino médio em física

Vaga é oferecida no Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental, sediado na Unesp. Candidatos devem ser professores de escola pública no Estado de São Paulo

Novo teste rápido detecta o SARS-CoV-2 na saliva e também indica a carga viral
Novo teste rápido detecta o SARS-CoV-2 na saliva e também indica a carga viral

Dispositivo portátil desenvolvido na UFSCar tem a mesma precisão do exame de RT-PCR, considerado padrão-ouro para diagnóstico da COVID-19, e permite analisar até 20 amostras simultaneamente

Pós-doutorado em fitoquímica na Universidade de Franca
ODS 12
Pós-doutorado em fitoquímica na Universidade de Franca

Vaga é para projeto que realiza o estudo fitoquímico de diferentes tipos de própolis do Brasil. As inscrições vão até domingo

Pós-doutorado em biotecnologia molecular na USP
Pós-doutorado em biotecnologia molecular na USP

Candidatos devem ter experiência em estudos envolvendo biologia molecular, expressão, purificação e caracterização bioquímica e biofísica de enzimas ativas na degradação de carboidratos complexos

Pesquisa aponta caminhos para reduzir o desperdício de alimentos no Brasil
ODS 12
Pesquisa aponta caminhos para reduzir o desperdício de alimentos no Brasil

Segundo mapeamento feito na UFSCar, entre as principais causas do problema estão a cultura alimentar da população, a legislação brasileira e a falta de comunicação entre diferentes setores da cadeia produtiva

Treino aeróbico noturno traz mais benefícios cardíacos a hipertensos, indica estudo
ODS 3

Cientistas da USP compararam o efeito de exercício aeróbico matinal e noturno em homens de meia-idade; resultados sugerem que treinar entre 18h e 21h ajuda a estimular mecanismos que fazem o ajuste fino da pressão arterial

Instituto Todos pela Saúde lança edital para apoiar pesquisas sobre COVID-19
Instituto Todos pela Saúde lança edital para apoiar pesquisas sobre COVID-19

Objetivo é financiar grupos de cientistas interessados em trabalhar em rede, em um modelo de ciência colaborativa para obter informações científicas sobre populações vacinadas e não vacinadas e subsidiar a tomada de decisões estratégicas em políticas públicas

Empresa apoiada pelo PIPE oferece duas vagas de treinamento técnico em agricultura de precisão
ODS 2

Projeto conduzido na Agrientech propõe o uso de sensores ópticos e de inteligência artificial na detecção automatizada do greening, uma das principais doenças que afetam os laranjais

Pós-doutorado em espectroscopia Raman e plasmônica no Ipen
Pós-doutorado em espectroscopia Raman e plasmônica no Ipen

Bolsista trabalhará com análise e mapeamento por imagem de tecido biológico por meio de técnicas de microscopia eletrônica

Enzimas antioxidantes podem ser alvo para novos fármacos antimicrobianos
Enzimas antioxidantes podem ser alvo para novos fármacos antimicrobianos

Grupo do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina investiga as peroxirredoxinas, enzimas que protegem todos os seres vivos, inclusive bactérias, fungos e protozoários, do dano oxidativo. Objetivo é encontrar compostos inibidores com ação específica sobre patógenos

Técnica deverá permitir explorar a biodiversidade de peixes da Amazônia sem capturar animais
ODS 14

Cientistas identificaram as ordens de peixes presentes na bacia do rio Javari pelo sequenciamento das moléculas de DNA presentes em amostras de água. Para tornar o método mais sensível e capaz de diferenciar espécies, porém, ainda é preciso criar bibliotecas de material genético que poderão servir de referência

Centro de Pesquisa para Inovação em Gás oferece vaga de pós-doutorado em eletrocatálise
ODS 7

Bolsista deverá ter doutorado em engenharia ou ciências físicas, experiência com dispositivos eletroquímicos de conversão de energia, como células a combustível e eletrolisadores

Pós-doutorado em medicina na USP
Pós-doutorado em medicina na USP

Bolsista participará de estudo sobre cirurgia de revascularização miocárdica com e sem circulação extracorpórea no Instituto do Coração

Estudo avança na caracterização de material promissor para o armazenamento de energia
ODS 7, ODS 9

Pesquisadores da UFSCar e colaboradores investigaram o processo de cristalização de materiais com estrutura do tipo Nasicon, que apresentam alta condutividade iônica. Trabalho foi destaque de capa em The Journal of Chemical Physics

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: