Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Pós-doutorado em hidrometalurgia na Escola Politécnica da USP
ODS 12
Pós-doutorado em hidrometalurgia na Escola Politécnica da USP

Vaga é para projeto voltado a desenvolver processos inovadores para a recuperação de metais críticos. Um dos objetivos é a reciclagem de catalisadores gastos

Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades  da Unicamp seleciona pós-doutorando
ODS 3
Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Unicamp seleciona pós-doutorando

Bolsista participará de projeto que visa caracterizar um possível alvo recém-identificado para o tratamento da obesidade. Inscrições até segunda-feira

Livro aborda o desenvolvimento de novos produtos biofarmacêuticos
Livro aborda o desenvolvimento de novos produtos biofarmacêuticos

Obra é voltada a estudantes e pesquisadores da área de bioquímica, farmacologia e biofarmacêutica, bem como profissionais que atuam no campo interdisciplinar da biotecnologia farmacêutica

Treinamento técnico em farmacologia no Instituto de Biociências de Botucatu da Unesp
ODS 3

Bolsista participará de projeto que investiga estratégias farmacológicas para contracepção masculina. Candidato deve estar cursando graduação em ciências da saúde, biológicas ou áreas correlatas

Pós-doutorado em fitotecnia e produção vegetal no Fundo de Defesa da Citricultura
ODS 2

Projeto estuda, no cinturão citrícola de São Paulo, medidas para a redução das infecções primárias no manejo integrado do greening, doença causada pela bactéria Candidatus liberibacter

Material didático feito na USP interliga datas significativas da história do Brasil
ODS 4

Baseado no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o projeto “3 vezes 22 na Escola” pretende estimular os estudantes a refletir e a discutir dilemas da sociedade contemporânea brasileira e mundial

Moléculas estudadas para o tratamento da doença de Chagas se mostram eficazes contra o novo coronavírus
ODS 3

Testes com células infectadas pelo SARS-CoV-2 foram conduzidos por pesquisadores da USP de São Carlos. Resultados permitem que a pesquisa avance para a fase pré-clínica, na qual o efeito das substâncias poderá ser avaliado em animais

Antas e queixadas são espécies-chave para o equilíbrio de florestas neotropicais, aponta estudo
ODS 15

Pós-doutorado em fisiologia respiratória e do desenvolvimento na Unesp de Jaboticabal
ODS 3

Bolsista auxiliará na identificação de alvos para possíveis tratamentos clínicos de transtornos envolvendo a detecção central anormal de dióxido de carbono

Doenças negligenciadas são tema da 6ª Conferência FAPESP 60 anos
Doenças negligenciadas são tema da 6ª Conferência FAPESP 60 anos

Encontro reunirá Sir Mike Ferguson, da Universidade de Dundee; Jon Clardy, da Universidade Harvard; e Glaucius Oliva, da USP de São Carlos

Infecção por chikungunya induz imunidade parcial contra o vírus mayaro
Infecção por chikungunya induz imunidade parcial contra o vírus mayaro

Constatação foi feita por cientistas da USP com base em experimentos com camundongos e com soro de pacientes. Segundo os autores, a proteção cruzada pode ser uma das explicações para não ter ocorrido no Brasil uma epidemia de febre do mayaro - doença caracterizada por sintomas como febre alta, dor de cabeça e nas articulações

Pós-doutorado em processo de separação por membranas na USP e na UFABC
ODS 6
Pós-doutorado em processo de separação por membranas na USP e na UFABC

Projeto propõe o desenvolvimento de módulos de fibra oca de ultrafiltração para aplicação no tratamento de água e de esgoto

Pós-doutorado em genômica no Instituto Butantan
ODS 15
Pós-doutorado em genômica no Instituto Butantan

Bolsista participará de projeto que investiga a composição e a função de venenos de serpentes, bem como sua correlação com processos de evolução e especiação

Pós-doutorado em geografia urbana na Unesp de Presidente Prudente
ODS 11
Pós-doutorado em geografia urbana na Unesp de Presidente Prudente

Quatro bolsas estão disponíveis para Projeto Temático sobre fragmentação socioespacial e urbanização brasileira

Jogo educativo incentiva o uso sustentável da água
ODS 6
Jogo educativo incentiva o uso sustentável da água

Programa foi desenvolvido pelo grupo Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar. Objetivo é mostrar ações diárias que podem evitar o desperdício dentro de casa

Estudo avança no desenvolvimento de baterias com maior capacidade de armazenar energia
ODS 7

Trabalho conduzido no Centro de Inovação em Novas Energias da Unicamp contribui para a construção de uma bateria de lítio-oxigênio com melhor eficiência de ciclos e maior durabilidade, sem recorrer a materiais nobres ou de alto custo

O mundo pós-pandemia conhecerá 'novas geografias de descontentes'
ODS 11
O mundo pós-pandemia conhecerá 'novas geografias de descontentes'

Avaliação foi feita pelo professor da USP Eduardo Haddad durante seminário que debateu as cidades pós-pandemia. O evento on-line, organizado por FAPESP e Instituto do Legislativo Paulista, também teve a participação de Ciro Biderman, Raquel Rolnik e Gabriel Poli de Figueiredo

Empresa apoiada pelo PIPE abre vaga de treinamento técnico em pesquisa e desenvolvimento
ODS 3

Projeto visa desenvolver microagulhas poliméricas que permitam a liberação sustentada de substâncias para tratamento tópico do melasma

Doutorado direto em robôs quadrúpedes na USP de São Carlos
ODS 9
Doutorado direto em robôs quadrúpedes na USP de São Carlos

Bolsista integrará projeto que busca alavancar o uso da hidráulica e de robôs com pernas e braços no Estado de São Paulo e no Brasil

Grupo propõe caminho alternativo e mais acessível para a produção de hidrogênio
ODS 7
Grupo propõe caminho alternativo e mais acessível para a produção de hidrogênio

A ideia descrita na revista ChemSusChem é otimizar fotocátodos – superfícies projetadas para converter luz em elétrons usando o efeito fotoelétrico – com elementos baratos, abundantes e não tóxicos, tornando-os livres de metais nobres, como a platina

Chamada de propostas com universidade australiana prioriza colaboração remota
Chamada de propostas com universidade australiana prioriza colaboração remota

Edital visa selecionar até dez projetos colaborativos na área de saúde envolvendo cientistas do Estado de São Paulo e da Monash University. Prazo para submissão vai até 31 de março de 2022

Mudança na estratégia de vacinação evitou ciclo de febre amarela urbana em São Paulo, afirmam cientistas
ODS 3

Artigo publicado na Scientific Reports mostra que o vírus se deslocou a uma velocidade de 1 km por dia durante os últimos surtos silvestres registrados no Estado, entre 2016 e 2019, alcançando municípios jamais afetados antes; autores alertam que a situação pode se repetir

Empresa apoiada pelo PIPE oferece vaga de treinamento técnico em química orgânica
ODS 2

Startup sediada em São Paulo pretende desenvolver novos herbicidas a partir da biodiversidade brasileira

Pós-doutorado em epidemiologia da atividade física na USP Leste
Pós-doutorado em epidemiologia da atividade física na USP Leste

Projeto investiga, no município de São Paulo, as relações entre o ambiente construído nas proximidades das residências e locais de trabalho com as práticas de atividades físicas no lazer e nos deslocamentos

Estudo revela fatores no metabolismo que podem aumentar eficiência do tratamento de tumores ginecológicos
ODS 3

Resultados divulgados na revista Gynecologic Oncology abrem caminho para o desenvolvimento de um exame de sangue que poderá ser feito logo após o diagnóstico para ajudar o médico na tomada de decisão

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: