ODS 3 Saúde e Bem-estar

ODS 3 Saúde e Bem-estar

Grupo relata caso de paciente em que o SARS-CoV-2 continuou se replicando por 218 dias e sofreu mutações
ODS 3

Infecção persistente foi documentada por pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da USP em homem de aproximadamente 40 anos com a imunidade comprometida. Diversas mutações foram detectadas por meio do sequenciamento do genoma viral em amostras coletadas ao longo do período

Dois novos testes de COVID-19 desenvolvidos no Brasil são patenteados
Dois novos testes de COVID-19 desenvolvidos no Brasil são patenteados

Uma das tecnologias desenvolvidas na UFSCar alia a precisão do RT-PCR com a possibilidade de analisar simultaneamente amostras de vários pacientes, em plataforma disponível nos laboratórios de todo o país. Grupo também criou teste rápido e portátil para a detecção de antígeno viral na saliva, sem o uso de swab nasal

Novo mecanismo de combate a infecções fúngicas é descrito
Novo mecanismo de combate a infecções fúngicas é descrito

Estudo conduzido na USP indica que a proteína interferon do tipo 1, produzida por células do sistema imune para combater vírus, também participa da resposta a fungos do gênero Candida. Descoberta pode ajudar no tratamento de patógenos resistentes

FAPESP apoia o desenvolvimento de nove vacinas contra a COVID-19
FAPESP apoia o desenvolvimento de nove vacinas contra a COVID-19

Além da CoronaVac, dois imunizantes estão sendo testados no Instituto Butantan. Quatro projetos são conduzidos na USP e outros dois em startups apoiadas pelo PIPE

Governos que respeitaram a ciência e agiram cedo tiveram os melhores resultados contra a COVID-19
ODS 3

Tema foi destaque no webinário “Aprendizados da pandemia”, que integra o Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação

Maioria dos pacientes que sobrevivem à forma grave da COVID-19 apresenta sintomas prolongados da doença
ODS 3

Em seminário on-line organizado pela FAPESP, pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos divulgaram resultados preliminares de estudos sobre a saúde mental e a qualidade de vida desses sobreviventes seis meses após alta hospitalar

Projeto cria sistema para monitorar a circulação de variantes do SARS-CoV-2 na cidade de São Paulo
ODS 3

Iniciativa está sendo implementada por meio de uma parceria entre a prefeitura local, a rede Dasa e a FAPESP

Pesquisadores da UFSCar buscam voluntários para avaliação não invasiva da pressão intracraniana
ODS 3

Projeto precisa de homens e mulheres saudáveis, com idade entre 46 e 80 anos e praticantes de atividade física, para experimentos com um novo aparelho desenvolvido pela startup Brain4care

Pesquisa realizada no Centro de Terapia Celular da USP é destaque em congresso
Pesquisa realizada no Centro de Terapia Celular da USP é destaque em congresso

Trabalho de iniciação científica da bióloga Laís Batista visa o aprimoramento de uma técnica conhecida como terapia de células T CAR, que consiste em reprogramar linfócitos T de pacientes com câncer para que passem a atacar as células tumorais

Estudo revela por que pacientes com Parkinson têm dificuldade para ultrapassar obstáculos ao caminhar
ODS 3

Cientistas detectaram incapacidades relacionadas à manutenção do ritmo da caminhada e ao posicionamento do pé; descobertas permitem desenvolver um protocolo de exercícios para amenizar o problema

Vídeo do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar aborda cuidados contra a COVID-19
ODS 3

Produção faz parte da série “Os Cientistas”, que retrata pesquisadores renomados por meio de nanoarte e arte digital

Atividade física reduz risco cardiovascular em pacientes com doenças reumáticas
Atividade física reduz risco cardiovascular em pacientes com doenças reumáticas

Portadores de enfermidades como artrite reumatoide e lúpus são mais propensos a sofrer infarto, angina e AVC. Revisão da literatura científica sobre o tema confirma que treinamento físico promove melhora da função vascular nessa população

Estudo ajuda a entender o papel do príon celular, proteína essencial para a proteção de células nervosas
ODS 3

Trabalho conduzido na UFABC mostrou que a molécula atua como “sinalizadora” de morte celular para os astrócitos, as células mais abundantes do sistema nervoso central. Descoberta é peça importante para entender mecanismos de doenças neurodegenerativas

Dietas vegana e onívora promovem ganho de massa muscular equivalente, indica estudo
ODS 3

Testes feitos por pesquisadores da USP com adultos saudáveis mostram que ingerir a quantidade certa de proteínas – independentemente da origem do nutriente – é o fator-chave para a saúde dos músculos

Nova estratégia terapêutica ajuda a reduzir a gravidade da tuberculose
Nova estratégia terapêutica ajuda a reduzir a gravidade da tuberculose

Pesquisa apoiada pela FAPESP mostrou que eliminar um tipo de célula de defesa imatura presente no pulmão de pacientes com a forma grave da doença pode potencializar o efeito dos antibióticos

Estudo em Serrana sugere que pandemia de COVID-19 poderá ser controlada com 75% da população vacinada
ODS 3

Com apoio da FAPESP, pesquisadores do Instituto Butantan imunizaram mais de 27 mil moradores do município paulista e observaram uma redução de 95% nas mortes, 86% nas hospitalizações e 80% nos casos sintomáticos. Benefício se estendeu também para a população que não foi imunizada, como crianças e adolescentes

Anticorpos de infectados pela primeira cepa do coronavírus mostram boa atividade contra a P.1 em testes
ODS 3

Experimentos foram feitos no Instituto de Medicina Tropical da USP com plasma sanguíneo de 60 voluntários infectados em 2020 pela linhagem B.1.1.28 do SARS-CoV-2. Em 84% dos casos, os anticorpos presentes nas amostras foram capazes de neutralizar a nova variante em culturas celulares

Cientistas revelam possível biomarcador para doença vascular rara
Cientistas revelam possível biomarcador para doença vascular rara

Pesquisa mostra, pela primeira vez, correlação entre a inibição da proteína HSP70 e a disfunção de células da camada interna dos vasos sanguíneos, um dos fatores envolvidos na hipertensão pulmonar tromboembólica crônica

Estudo revela novo alvo terapêutico para insuficiência cardíaca
Estudo revela novo alvo terapêutico para insuficiência cardíaca

FAPESP indexa programas e projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
ODS 1, ODS 2, ODS 3, ODS 4, ODS 5, ODS 6, ODS 7, ODS 8, ODS 9, ODS 10, ODS 11, ODS 12, ODS 13, ODS 14, ODS 15, ODS 16, ODS 17

Site Pesquisa, Inovação e Parcerias para a Agenda 2030, que será inaugurado hoje, dá início às celebrações dos 60 anos da FAPESP, comemorados em 23 de maio de 2022

Inquérito nacional indica que há várias epidemias de COVID-19 em curso no país
Inquérito nacional indica que há várias epidemias de COVID-19 em curso no país

Apoiado pela FAPESP e liderado por pesquisador da Unifesp, o estudo EPICOVID-19 BR 2 testou 120 mil pessoas, em 133 municípios, entre os dias 25 de janeiro e 24 de abril de 2021. Com 31,4% de resultados positivos, Amazonas foi o Estado com maior soroprevalência. Média do país foi de 15%

Estudo elucida a estrutura completa do vírus Mayaro
Estudo elucida a estrutura completa do vírus Mayaro

Resultados divulgados na Nature Communications por um grupo do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais podem ajudar no desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, medicamentos e imunizantes contra a febre do Mayaro

Estudo contraria suspeita de que dengue aumenta risco de microcefalia associada ao zika
ODS 3

Pesquisadores da Famerp e da Fiocruz compararam dados de grávidas de duas capitais brasileiras, Rio de Janeiro e Manaus, com infecção pelo zika confirmada entre 2015 e 2016. Fatores que influenciaram o risco de malformação foram alta taxa de ataque do vírus na região e contaminação no primeiro trimestre de gravidez

Estudo avalia prevalência de transtornos mentais durante a pandemia entre pessoas de 50 a 80 anos
ODS 3

Levantamento foi feito na cidade de São Paulo com mais de 2 mil funcionários e aposentados da USP que participam do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto - ELSA Brasil. Pesquisadores destacam que a região tem um dos mais altos índices de distúrbios psiquiátricos do mundo

COVID-19 criou condições para a emergência de ‘superfungo’ no Brasil
COVID-19 criou condições para a emergência de ‘superfungo’ no Brasil

Presença da Candida auris em hospital de Salvador, confirmada no fim de 2020, foi descrita em artigo no Journal of Fungi. Microrganismo pode causar doença invasiva letal e preocupa pela rapidez com que desenvolve resistência aos principais medicamentos usados para combatê-lo

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: