ODS 3 Saúde e Bem-estar

ODS 3 Saúde e Bem-estar

Estudo ajuda a entender o papel do príon celular, proteína essencial para a proteção de células nervosas
ODS 3

Trabalho conduzido na UFABC mostrou que a molécula atua como “sinalizadora” de morte celular para os astrócitos, as células mais abundantes do sistema nervoso central. Descoberta é peça importante para entender mecanismos de doenças neurodegenerativas

Dietas vegana e onívora promovem ganho de massa muscular equivalente, indica estudo
ODS 3

Testes feitos por pesquisadores da USP com adultos saudáveis mostram que ingerir a quantidade certa de proteínas – independentemente da origem do nutriente – é o fator-chave para a saúde dos músculos

Nova estratégia terapêutica ajuda a reduzir a gravidade da tuberculose
Nova estratégia terapêutica ajuda a reduzir a gravidade da tuberculose

Pesquisa apoiada pela FAPESP mostrou que eliminar um tipo de célula de defesa imatura presente no pulmão de pacientes com a forma grave da doença pode potencializar o efeito dos antibióticos

Estudo em Serrana sugere que pandemia de COVID-19 poderá ser controlada com 75% da população vacinada
ODS 3

Com apoio da FAPESP, pesquisadores do Instituto Butantan imunizaram mais de 27 mil moradores do município paulista e observaram uma redução de 95% nas mortes, 86% nas hospitalizações e 80% nos casos sintomáticos. Benefício se estendeu também para a população que não foi imunizada, como crianças e adolescentes

Anticorpos de infectados pela primeira cepa do coronavírus mostram boa atividade contra a P.1 em testes
ODS 3

Experimentos foram feitos no Instituto de Medicina Tropical da USP com plasma sanguíneo de 60 voluntários infectados em 2020 pela linhagem B.1.1.28 do SARS-CoV-2. Em 84% dos casos, os anticorpos presentes nas amostras foram capazes de neutralizar a nova variante em culturas celulares

Cientistas revelam possível biomarcador para doença vascular rara
Cientistas revelam possível biomarcador para doença vascular rara

Pesquisa mostra, pela primeira vez, correlação entre a inibição da proteína HSP70 e a disfunção de células da camada interna dos vasos sanguíneos, um dos fatores envolvidos na hipertensão pulmonar tromboembólica crônica

Estudo revela novo alvo terapêutico para insuficiência cardíaca
Estudo revela novo alvo terapêutico para insuficiência cardíaca

FAPESP indexa programas e projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
ODS 1, ODS 2, ODS 3, ODS 4, ODS 5, ODS 6, ODS 7, ODS 8, ODS 9, ODS 10, ODS 11, ODS 12, ODS 13, ODS 14, ODS 15, ODS 16, ODS 17

Site Pesquisa, Inovação e Parcerias para a Agenda 2030, que será inaugurado hoje, dá início às celebrações dos 60 anos da FAPESP, comemorados em 23 de maio de 2022

Inquérito nacional indica que há várias epidemias de COVID-19 em curso no país
Inquérito nacional indica que há várias epidemias de COVID-19 em curso no país

Apoiado pela FAPESP e liderado por pesquisador da Unifesp, o estudo EPICOVID-19 BR 2 testou 120 mil pessoas, em 133 municípios, entre os dias 25 de janeiro e 24 de abril de 2021. Com 31,4% de resultados positivos, Amazonas foi o Estado com maior soroprevalência. Média do país foi de 15%

Estudo elucida a estrutura completa do vírus Mayaro
Estudo elucida a estrutura completa do vírus Mayaro

Resultados divulgados na Nature Communications por um grupo do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais podem ajudar no desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, medicamentos e imunizantes contra a febre do Mayaro

Estudo contraria suspeita de que dengue aumenta risco de microcefalia associada ao zika
ODS 3

Pesquisadores da Famerp e da Fiocruz compararam dados de grávidas de duas capitais brasileiras, Rio de Janeiro e Manaus, com infecção pelo zika confirmada entre 2015 e 2016. Fatores que influenciaram o risco de malformação foram alta taxa de ataque do vírus na região e contaminação no primeiro trimestre de gravidez

Estudo avalia prevalência de transtornos mentais durante a pandemia entre pessoas de 50 a 80 anos
ODS 3

Levantamento foi feito na cidade de São Paulo com mais de 2 mil funcionários e aposentados da USP que participam do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto - ELSA Brasil. Pesquisadores destacam que a região tem um dos mais altos índices de distúrbios psiquiátricos do mundo

COVID-19 criou condições para a emergência de ‘superfungo’ no Brasil
COVID-19 criou condições para a emergência de ‘superfungo’ no Brasil

Presença da Candida auris em hospital de Salvador, confirmada no fim de 2020, foi descrita em artigo no Journal of Fungi. Microrganismo pode causar doença invasiva letal e preocupa pela rapidez com que desenvolve resistência aos principais medicamentos usados para combatê-lo

Estudo avalia papel de derivados do colesterol como biomarcadores de gravidade do câncer de mama
ODS 3

Pesquisa com 400 mulheres vai investigar a relação entre a concentração de óxidos de colesterol na circulação e o risco de o tumor crescer e formar metástase

‘Ondas de calor estão se tornando mais letais’, alerta pesquisador
ODS 3, ODS 13
‘Ondas de calor estão se tornando mais letais’, alerta pesquisador

Pico de mortes causadas por extremo de calor na França em 2003 foi superior ao registrado na primeira onda da COVID-19 no país europeu, apontou climatologista em palestra apresentada durante o 9º Diálogo Brasil-Alemanha sobre Ciência, Pesquisa e Inovação

Inatividade física durante a quarentena piorou a saúde de mulheres entre 50 e 70 anos, aponta estudo
ODS 3

Exames feitos por pesquisadores da USP após as primeiras 16 semanas de confinamento indicam perda de força muscular e de condicionamento aeróbio, bem como aumento dos níveis sanguíneos de colesterol e hemoglobina glicada – dois fatores de risco para distúrbios metabólicos

Taxa de reinfecção pelo SARS-CoV-2 em Manaus na segunda onda pode ter chegado a 31%, sugere estudo
ODS 3

Pesquisa foi feita por cientistas do CADDE com amostras de doadores de sangue submetidas a testes capazes de detectar anticorpos contra o novo coronavírus

Novo composto antifúngico é descoberto em ninho de formigas-cortadeiras
ODS 3, ODS 15
Novo composto antifúngico é descoberto em ninho de formigas-cortadeiras

Molécula é produzida por bactérias que vivem em simbiose com os insetos. Em experimentos com camundongos, mostrou-se capaz de matar um fungo causador de doenças em humanos

‘COVID-19 é também uma pandemia de desigualdades sociais e econômicas’, diz pesquisador
ODS 3

Avaliação foi feita por Steven Hoffmann, professor da York University, durante webinar organizado pela FAPESP. Objetivo do evento foi esclarecer dúvidas sobre a Chamada de Rápida Implementação UN-Research Roadmap COVID-19, que recebe propostas até 26 de junho

Obesidade traz mais risco de doença cardiovascular na vida adulta para meninas do que para meninos
ODS 3, ODS 5

Conclusão é de pesquisa que envolveu 92 adolescentes entre 11 e 18 anos. Resultados evidenciam a necessidade de considerar as diferenças entre os sexos ao planejar o tratamento

Pessoas que já tiveram dengue têm duas vezes mais chance de desenvolver a forma sintomática da COVID-19
ODS 3

Conclusão é de estudo conduzido na USP e divulgado na revista Clinical Infectious Diseases. Pesquisadores analisaram a presença de anticorpos contra os dois vírus em amostras sanguíneas coletadas em um município acreano antes e depois da primeira onda da pandemia

Pesquisa aponta sobrecarga de trabalho de professores e pesquisadores na pandemia
ODS 3, ODS 8

Levantamento on-line foi feito com profissionais da área de alimentos entre setembro e outubro de 2020

Imunidade celular é essencial para evitar reinfecção pelo novo coronavírus, sugere estudo
ODS 3

Pesquisadores da USP estudaram o caso de gêmeas idênticas em que somente uma das irmãs foi reinfectada e desenvolveu complicações após nova exposição ao vírus. Análises mostraram que a resposta imune adaptativa pode ser diferente mesmo entre indivíduos com o mesmo genoma

Agências de fomento debatem como criar um sistema científico voltado à solução de problemas globais
ODS 1, ODS 3, ODS 8, ODS 9, ODS 10, ODS 11, ODS 13, ODS 15, ODS 17

Estratégias para ampliar o financiamento de pesquisas orientadas à missão de tornar as sociedades e as economias mais resilientes, equânimes e sustentáveis foram o foco do Second Global Forum of Funders, realizado de forma virtual entre os dias 26 e 28 de abril

Ação direta do SARS-CoV-2 em vários órgãos pode causar reação imune exagerada em crianças
ODS 3

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: