ODS 3 Saúde e Bem-estar

ODS 3 Saúde e Bem-estar

Novos estudos ajudam a entender o impacto do novo coronavírus no cérebro humano
Novos estudos ajudam a entender o impacto do novo coronavírus no cérebro humano

Seminário on-line organizado pela FAPESP reuniu pesquisadores do Brasil e da Alemanha. Resultados dão pistas de como o SARS-CoV-2 chega ao sistema nervoso central e quais células são mais afetadas

Exposição recorrente à malária aumenta o risco de anemia nos primeiros dois anos de vida
ODS 3

Conclusão foi publicada por pesquisadores da USP na revista PLOS Neglected Tropical Diseases. Grupo acompanhou 1.539
crianças do município de Cruzeiro do Sul, situado na região do Acre que concentra 18% das infecções por Plasmodium no Brasil

Filtro de ar feito com fibras de garrafas PET pode ajudar no combate à COVID-19
ODS 3, ODS 12
Filtro de ar feito com fibras de garrafas PET pode ajudar no combate à COVID-19

Material desenvolvido na UFSCar é capaz de reter partículas tão pequenas quanto um vírus e também pode prevenir prejuízos causados pela poluição

Enzima bioluminescente produzida por vagalume poderá ser usada para detectar o novo coronavírus
ODS 3

Pesquisadores da UFSCar acoplaram a molécula a uma proteína capaz de se ligar ao SARS-CoV-2. A presença de anticorpos contra o vírus na amostra analisada é confirmada pela emissão de luz

Empresa desenvolve papel capaz de inativar o novo coronavírus
ODS 3, ODS 9
Empresa desenvolve papel capaz de inativar o novo coronavírus

Material para a produção de embalagens e papelão ondulado é capaz de eliminar 99,99% de partículas do SARS-CoV-2 em até dez minutos de contato

Centro de Pesquisa em Primeira Infância lança novo site e newsletter
ODS 3, ODS 4
Centro de Pesquisa em Primeira Infância lança novo site e newsletter

Objetivo é disseminar as últimas evidências científicas produzidas sobre a primeira infância e as atividades desenvolvidas no CPAPI, que tem apoio da FAPESP e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Mecanismo celular que torna leishmaniose mais grave é desvendado
Mecanismo celular que torna leishmaniose mais grave é desvendado

Estudo conduzido no Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias da USP mostra que um vírus chamado LRV, que vive dentro do protozoário causador da doença, impede as células humanas de acionar seus sistemas de defesa. Descoberta aponta caminhos para novas abordagens terapêuticas

Pesquisa abre caminho para diagnóstico precoce da neuropatia diabética
Pesquisa abre caminho para diagnóstico precoce da neuropatia diabética

Grupo da Universidade Cruzeiro do Sul mostra que diabéticos exercem menos força ao segurar objetos do que portadores de outras doenças que afetam sistema nervoso. Biomarcador comportamental pode ajudar a detectar o processo neurodegenerativo no início

Papel de fungos e bactérias na ativação de genes associados ao câncer de cabeça e pescoço é elucidado
ODS 3

Grupo da Unesp de Araraquara demonstra como os microrganismos Candida albicans e Staphylococcus aureus podem influenciar a expressão gênica e a sobrevivência de células tumorais

Biossensor permite detecção ultrarrápida e barata do SARS-CoV-2
Biossensor permite detecção ultrarrápida e barata do SARS-CoV-2

Método não invasivo utiliza amostras de saliva ou outros fluidos corporais. E o diagnóstico pode ser obtido por meio de técnicas computacionais de visualização de informações e de aprendizado de máquina

Pesquisadores testam programa de telessaúde no suporte a idosos com demência
Pesquisadores testam programa de telessaúde no suporte a idosos com demência

Iniciativa da UFSCar apoiada pela FAPESP visa proporcionar uma alternativa para os idosos e seus cuidadores durante a pandemia. Grupo busca voluntários para testar o protocolo de atendimento on-line

Projeto que estuda o comportamento de pais e mães brasileiros busca voluntários
Projeto que estuda o comportamento de pais e mães brasileiros busca voluntários

Para participar, genitores de crianças entre dois e dez anos deverão responder a questionário on-line. Pesquisa de pós-doutorado é conduzida na Universidade São Francisco, de Bragança Paulista

Mecanismo de defesa usado por fungo causador de doença pulmonar invasiva é descrito
ODS 3

Trabalho coordenado por equipe da UFSCar mostra como a espécie Aspergillus fumigatus regula a produção do metabólito fumiquinazolina C. Testes indicam que a substância ajuda o fungo a driblar o ataque de microrganismos competidores e de células imune de mamíferos

Pesquisa busca compreender o que o brasileiro pensa sobre a vacina da COVID-19
Pesquisa busca compreender o que o brasileiro pensa sobre a vacina da COVID-19

Projeto conduzido na UFSCar procura voluntários de qualquer região do país, a partir de 18 anos. Participação será por meio de formulário eletrônico

Ciência mapeia efeitos da preparação e recuperação do jogador no desempenho em chutes no futebol
ODS 3

Artigo publicado por pesquisadores brasileiros na revista Sports Medicine apresenta uma revisão de estudos científicos ligados ao tema

Novo coronavírus infecta e se replica em células das glândulas salivares
Novo coronavírus infecta e se replica em células das glândulas salivares

Estudo conduzido na Faculdade de Medicina da USP sugere que tecidos especializados na produção e secreção de saliva servem de reservatórios para o SARS-CoV-2, contribuindo para ampliar o potencial infeccioso do vírus

Projeto voltado ao tratamento do câncer de pâncreas conquista prêmio internacional de imunologia
ODS 3

Premiação faz parte do curso Immuno-Colombia 2021, que reúne alunos de vários países nas áreas de reumatologia, alergia e oncologia. Projeto é conduzido por Isadora Ferraz Semionatto, bolsista de doutorado da FAPESP na Unicamp

Repositório COVID-19 Data Sharing/BR viabiliza descobertas nas áreas da saúde e da computação
ODS 3, ODS 9

Plataforma que abriga mais de 50 milhões de dados de 800 mil pacientes já registrou cerca de 4 mil downloads, por usuários de 36 países

Identificada pela primeira vez a presença de microplásticos ambientais no pulmão humano
ODS 3

Pesquisadores da USP encontraram resíduos plásticos em 13 de 20 amostras de tecido pulmonar analisadas. Polietileno e polipropileno foram os polímeros mais frequentes

Estudo ajuda a entender disfunções cerebrais de pacientes com esquizofrenia
Estudo ajuda a entender disfunções cerebrais de pacientes com esquizofrenia

Grupo da Unicamp usou o mapeamento de proteínas para demonstrar como níveis anormais do neurotransmissor glutamato comprometem o funcionamento de células nervosas. Pesquisa pode orientar tratamentos mais eficazes

Livro narra ‘odisseia’ de pesquisadores brasileiros no estudo das doenças tropicais na Amazônia
ODS 3

“ICB-USP na Amazônia” relata os 30 anos de atuação do Instituto em Rondônia e no Acre, com o desenvolvimento de pesquisas e assistência à saúde da população

Grupo relata caso de paciente em que o SARS-CoV-2 continuou se replicando por 218 dias e sofreu mutações
ODS 3

Infecção persistente foi documentada por pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da USP em homem de aproximadamente 40 anos com a imunidade comprometida. Diversas mutações foram detectadas por meio do sequenciamento do genoma viral em amostras coletadas ao longo do período

Dois novos testes de COVID-19 desenvolvidos no Brasil são patenteados
Dois novos testes de COVID-19 desenvolvidos no Brasil são patenteados

Uma das tecnologias desenvolvidas na UFSCar alia a precisão do RT-PCR com a possibilidade de analisar simultaneamente amostras de vários pacientes, em plataforma disponível nos laboratórios de todo o país. Grupo também criou teste rápido e portátil para a detecção de antígeno viral na saliva, sem o uso de swab nasal

Novo mecanismo de combate a infecções fúngicas é descrito
Novo mecanismo de combate a infecções fúngicas é descrito

Estudo conduzido na USP indica que a proteína interferon do tipo 1, produzida por células do sistema imune para combater vírus, também participa da resposta a fungos do gênero Candida. Descoberta pode ajudar no tratamento de patógenos resistentes

FAPESP apoia o desenvolvimento de nove vacinas contra a COVID-19
FAPESP apoia o desenvolvimento de nove vacinas contra a COVID-19

Além da CoronaVac, dois imunizantes estão sendo testados no Instituto Butantan. Quatro projetos são conduzidos na USP e outros dois em startups apoiadas pelo PIPE

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: