ODS 3 Saúde e Bem-estar

ODS 3 Saúde e Bem-estar

FAPESP cria repositório de informações clínicas para subsidiar pesquisas sobre COVID-19
ODS 3, ODS 17

Plataforma conta com dados de 75 mil pacientes, 1,6 milhão de exames e 6,5 mil dados de desfecho; iniciativa tem a participação da USP, Grupo Fleury e hospitais Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein

Pesquisadores descobrem fungo híbrido envolvido em infecções pulmonares
Pesquisadores descobrem fungo híbrido envolvido em infecções pulmonares

Encontrada pela primeira vez em ambiente hospitalar, espécie é mais resistente a medicamentos do que as duas que lhe dão origem e extremamente perigosa para pacientes com doenças respiratórias e sistema imune comprometido; grupo vai investigar papel de fungos em casos de COVID-19

Pesquisadores desenvolvem sistema para identificar insuficiência respiratória pela voz
ODS 3

Trabalho apoiado pela FAPESP tem como objetivo ajudar na triagem de pacientes com suspeita de COVID-19

Testes agrupados podem aumentar a capacidade de diagnosticar a COVID-19
Testes agrupados podem aumentar a capacidade de diagnosticar a COVID-19

Matemáticos da Colômbia desenvolveram um sistema que indica, de acordo com a prevalência da doença, protocolos ideais de testagem em pool; método foi apresentado em seminário on-line promovido pela FAPESP

Empresa paulista desenvolve tecido capaz de eliminar o novo coronavírus por contato
ODS 3, ODS 9

Em testes de laboratório, material inativou em dois minutos 99,9% da quantidade de SARS-CoV-2; tecnologia desenvolvida por startup apoiada pelo PIPE-FAPESP será usada na produção de máscaras de proteção e roupas hospitalares

Mudança na oferta de transporte coletivo na periferia de grandes cidades aumentou o risco de contágio
ODS 3, ODS 10, ODS 11

Estudo da Rede de Pesquisa Solidária coordenado por pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole sugere medidas para minimizar a contaminação pelo novo coronavírus durante a reabertura da economia

Pesquisadores desvendam como a infecção por zika na gestação pode afetar o cérebro do bebê
ODS 3

Realizado por mais de 30 pesquisadores brasileiros, estudo investigou dezenas de milhares de variáveis genômicas, transcriptômicas e proteômicas e descobriu diversas alterações causadas pelo vírus

COVID-19 já tinha se disseminado pelo Brasil quando medidas de contenção foram adotadas
ODS 3

Estudo traçou a trajetória da epidemia com base em dados genômicos do SARS-CoV-2 obtidos pelo sequenciamento de quase 500 isolados virais de pacientes brasileiros. Resultados foram cruzados com informações sobre viagens aéreas realizadas no período e mortes confirmadas

Fármaco desenvolvido para tratar câncer acelera a recuperação de casos graves de COVID-19
ODS 3

Imunoterápico brasileiro foi testado por pesquisadores da Unicamp em cinco
pacientes que contraíram o novo coronavírus enquanto lutavam contra tumores na
bexiga. Tratamento amenizou a inflamação no pulmão e encurtou a internação

Sonhos podem revelar como está o processo de adaptação ao ‘novo normal’
Sonhos podem revelar como está o processo de adaptação ao ‘novo normal’

Startup desenvolve irradiadores UVC para descontaminação de objetos, superfícies e ambientes
ODS 3, ODS 9

Tecnologia, desenvolvida com apoio do PIPE-FAPESP, também pode ser utilizada na desinfecção de equipamentos de proteção individual

Ocitocina pode prevenir surgimento de osteoporose
Ocitocina pode prevenir surgimento de osteoporose

Em estudo feito com ratas, pesquisadores da Unesp conseguiram reverter processos naturais do envelhecimento que levam à diminuição da densidade e da resistência óssea

Simulador estima efeitos de medidas de combate à COVID-19 em favelas
ODS 3, ODS 6, ODS 10, ODS 11
Simulador estima efeitos de medidas de combate à COVID-19 em favelas

Ferramenta foi desenvolvida com a colaboração de pesquisadores da UFSCar com base em dados do Sistema Único de Saúde do Rio de Janeiro; grupo pretende expandir o projeto para outras cidades

Sistema ajuda a prever demanda por equipamentos de proteção individual em hospitais
ODS 3, ODS 9

Ferramenta de acesso aberto foi criada por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria na USP para minimizar o risco de desabastecimento e gastos desnecessários

Mais de 500 substâncias serão testadas contra o novo coronavírus na USP
Mais de 500 substâncias serão testadas contra o novo coronavírus na USP

Reunido ao longo de cinco anos pelo Grupo de Química Medicinal e Biológica do Instituto de Química de São Carlos, o material será aplicado em células infectadas. O objetivo da pesquisa é encontrar composto capaz de inibir uma enzima importante para a replicação do SARS-CoV-2, sem afetar as células humanas

Mapa de hospitalizações pode servir de base para planos territorializados de combate à pandemia
ODS 3, ODS 10, ODS 11

Cruzamento de dados do DATASUS sobre atendimento hospitalar com o CEP residencial de pacientes internados mostra espalhamento da epidemia pela região metropolitana. Grupo da USP pretende estudar em detalhes como se dá a disseminação da doença para propor estratégias de contenção específicas para cada local

Tecnologias militares ajudarão a detectar pessoas com suspeita de COVID-19 em aglomerações
ODS 3, ODS 9

Empresa apoiada pelo PIPE-FAPESP desenvolve sistema inteligente de imageamento, nos espectros visível e termal, para identificação de indivíduos com febre em locais como escolas e shoppings

No mundo todo, 153 fármacos são testados em pacientes com COVID-19
No mundo todo, 153 fármacos são testados em pacientes com COVID-19

Levantamento mostra que 1.765 estudos clínicos investigam o efeito de drogas de diferentes classes, sem ainda terem encontrado opção 100% eficaz; a busca por medicamentos e vacinas contra o novo coronavírus será tema de webinar organizado por USP e Aciesp

Empresa brasileira aprimora tecnologia de ventiladores pulmonares
Empresa brasileira aprimora tecnologia de ventiladores pulmonares

Por meio de um projeto apoiado pelo PIPE-FAPESP, a Setup está desenvolvendo dois respiradores portáteis, mais robustos e de fácil operação, para uso em UTIs e em hospitais de campanha

Potencial vacina brasileira contra COVID-19 começa a ser testada em animais
Potencial vacina brasileira contra COVID-19 começa a ser testada em animais

Objetivo dos ensaios pré-clínicos é identificar formulação e concentração capazes de induzir uma resposta rápida e duradoura do sistema imunológico de camundongos, para avançar para as próximas etapas de desenvolvimento

Novo coronavírus é capaz de infectar as células do músculo cardíaco
Novo coronavírus é capaz de infectar as células do músculo cardíaco

“Fique em casa, mas não fique parado”, alertam pesquisadores
“Fique em casa, mas não fique parado”, alertam pesquisadores

Em artigo de revisão publicado no American Journal of Physiology, grupo da USP apresenta evidências científicas sobre o impacto de curtos períodos de inatividade física no sistema cardiovascular e defende a prática de exercícios no ambiente domiciliar durante a quarentena

Cidades do interior têm potencial de propagação da COVID-19 semelhante ao de capitais, aponta estudo
ODS 3

Cidades-polo, como Ribeirão Preto, em São Paulo, e Campina Grande, na Paraíba, podem contribuir para acelerar a interiorização da doença no país, indica estudo feito por pesquisadores da UFOP, Unesp e Cemaden

Pesquisa revela mecanismo molecular que leva à insuficiência cardíaca
Pesquisa revela mecanismo molecular que leva à insuficiência cardíaca

Estudo mostra que um gene conhecido por participar do desenvolvimento do coração está superexpresso em células de animais e de humanos que sofrem da condição; trabalho abre caminho para desenvolvimento de tratamentos mais eficientes

Pesquisadores defendem economia ambientalista para superar a crise causada pela COVID-19
ODS 3, ODS 8, ODS 10, ODS 13

Tema foi debatido durante o seminário on-line “Biodiversidade, crise climática, economias e pandemias”, organizado com apoio do Programa BIOTA-FAPESP

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: