Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Ventilador pulmonar desenvolvido na USP começa a ser utilizado no InCor
Ventilador pulmonar desenvolvido na USP começa a ser utilizado no InCor

Dez unidades do equipamento desenvolvido na Escola Politécnica começam a ser utilizadas hoje no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas

Centro de Pesquisa em Alimentos lança site com conteúdo sobre COVID-19
ODS 2, ODS 3, ODS 12
Centro de Pesquisa em Alimentos lança site com conteúdo sobre COVID-19

Textos e vídeos são produzidos pelos pesquisadores associados ao CEPID com base em evidências científicas e em linguagem acessível. Além de informações sobre nutrição, há dicas sobre uso de máscaras e importância da atividade física durante a quarentena, entre outros temas

Novo coronavírus também causa morte por insuficiência cardíaca
Novo coronavírus também causa morte por insuficiência cardíaca

Deslocamento para o trabalho pode explicar concentração de casos de COVID-19 em alguns bairros de SP
ODS 3, ODS 8, ODS 10

Estudo mostra que bairros da capital paulista com mais internações e mortes pela doença coincidem com os de maior movimentação de moradores

Investimentos em pesquisa e inovação são essenciais para enfrentar futuras pandemias
ODS 3, ODS 4, ODS 8, ODS 17

Avaliação foi feita por participantes de debate on-line, promovido pelo Movimento Empresarial pela Inovação, capitaneado pela Confederação Nacional da Indústria

Estudo sugere que tecido adiposo pode servir de reservatório para o novo coronavírus
ODS 3

Experimentos conduzidos na Unicamp mostram que o SARS-CoV-2 é capaz de infectar adipócitos humanos e que a carga viral é três vezes maior nas células envelhecidas. Resultados podem ajudar a entender por que obesos e idosos correm mais risco de desenvolver a forma grave da COVID-19

São Caetano do Sul investe na atenção primária para enfrentar a pandemia
ODS 3, ODS 11
São Caetano do Sul investe na atenção primária para enfrentar a pandemia

Em seu primeiro mês de funcionamento, 1.583 moradores do município situado na Grande São Paulo foram testados em domicílio por meio do programa Corona São Caetano. Quase 30% tiveram diagnóstico confirmado para COVID-19 e, desses, apenas 6,7% precisaram ir ao hospital

Sensor vestível em material natural analisa substâncias presentes no suor
Sensor vestível em material natural analisa substâncias presentes no suor

Aplicado como adesivo sobre a pele, o dispositivo desenvolvido na USP de São Carlos poderá ser usado para monitorar o funcionamento do organismo e administrar medicamentos

Pesquisadores investigam fatores genéticos de resistência ou suscetibilidade à COVID-19
ODS 3

Estudo conduzido no Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco da USP avalia se pessoas que desenvolveram formas graves da doença têm genes de risco e se as assintomáticas, ou que tiveram sintomas brandos da doença, possuem genes protetores

Colaboração internacional na área de física celebra a marca de mil artigos publicados
ODS 17

Trabalho foi desenvolvido nos últimos 12 anos por cientistas que participam do experimento Compact Muon Solenoid, da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, entre eles os brasileiros do São Paulo Research and Analysis Center apoiados pela FAPESP

Exercício de força muscular pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer
ODS 3

Pesquisa observou uma redução de 20% no risco de câncer de bexiga e 23% no câncer de rim para cada hora de aumento de exercício de força muscular semanal

Medicamento para leucemia tem potencial para tratar câncer cerebral infantil agressivo
ODS 3

Em testes com células, trióxido de arsênio matou células tumorais e evitou formação de novas colônias; fármaco usado para tratar leucemia ajudou ainda a potencializar efeito da radioterapia no meduloblastoma, tumor do sistema nervoso central mais comum em crianças

Nobel de química alerta para um dos mais graves problemas da medicina moderna
Nobel de química alerta para um dos mais graves problemas da medicina moderna

Em seminário on-line promovido pela Aciesp, a cientista israelense Ada Yonath conta como o estudo do ribossomo – a fábrica de proteínas das células – pode ajudar a combater a resistência bacteriana a antibióticos

Aplicativo de jogos monitora a saúde de idosos em isolamento social na pandemia de COVID-19
ODS 3

Programa desenvolvido por startup com apoio do PIPE-FAPESP, com o objetivo inicial de treinar as habilidades cognitivas e ajudar a melhorar o condicionamento físico, ganhará novas funcionalidades

Mudanças climáticas podem afetar a segunda safra de milho no Brasil
ODS 2, ODS 13
Mudanças climáticas podem afetar a segunda safra de milho no Brasil

Eventos extremos de seca no Centro-Sul do país, causados pelo aquecimento global, podem ter impactos na “safrinha”, indica estudo apoiado por FAPESP e Belmont Forum

Aprendizado de máquina torna reposicionamento de fármacos para transtornos psiquiátricos mais efetivo
ODS 3, ODS 9

Pesquisa correlacionou informações sobre medicamentos, genes e transtornos com o intuito de identificar potenciais candidatos para tratamentos psiquiátricos e neurológicos. Metodologia desenvolvida será aplicada na busca de medicamentos para COVID-19

Estudo identifica proteínas que poderiam favorecer a infecção da placenta pelo novo coronavírus
ODS 3

Com base em dados de expressão gênica de células placentárias e simulações computacionais, pesquisadores da Unesp concluem que as moléculas DPP4 e CTSL serviriam como uma espécie de “porta alternativa” para a entrada do vírus

Estudo indica necessidade de rever protocolo para identificação do zika em placenta

Molécula conhecida por poder analgésico tem também ação contra candidíase
Molécula conhecida por poder analgésico tem também ação contra candidíase

Derivado de peptídeo apresentou efeito antifúngico, inibindo a formação de biofilme até mesmo em espécies resistentes a antimicrobianos. Por ser capaz de ultrapassar a barreira de células que protege o cérebro, o composto poderá, no futuro, ajudar a combater a ação inflamatória do fungo no sistema nervoso central

Cientistas usam casulo do bicho-da-seda em biomaterial para enxerto ósseo
Cientistas usam casulo do bicho-da-seda em biomaterial para enxerto ósseo

Desenvolvida no Instituto de Química da USP de São Carlos, técnica mais simples e rápida pode reduzir em até 25% o custo de produção do material

Comunidades pequenas de insetos respondem de maneira menos previsível às mudanças ambientais
ODS 13, ODS 15

Pesquisadores estudaram insetos em riachos da Mata Atlântica e das florestas frias da Finlândia. E descobriram que eventos aleatórios são mais preponderantes aqui do que lá

Estudo identifica fatores que contribuíram para disseminação inicial da COVID-19
ODS 3

Usando métodos estatísticos, pesquisadores analisaram dados de 126 países, entre eles o Brasil. Entre as variáveis que aumentaram o contágio no começo do surto estão temperatura baixa, maior proporção de idosos, quantidade de turistas internacionais e hábitos de saudação que envolvem contato físico

Site do Hospital das Clínicas da USP mostra tecnologias usadas no combate à COVID-19
ODS 3, ODS 9

Os equipamentos têm sido utilizados na comunicação com familiares para passagem de boletins médicos, visitas virtuais, entretenimento de pacientes infantis, entre outros

Estudo internacional vai comparar como os países responderam à COVID-19
Estudo internacional vai comparar como os países responderam à COVID-19

Projeto liderado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, visa coletar dados primários durante a pandemia para criar um repositório que sirva como base para estudos futuros. Resultado da análise comparada será divulgado em livro

Descoberta de mecanismo imune envolvido na COVID-19 abre caminho para novo tratamento
ODS 3

Estudo do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias da USP indica que fármaco atualmente usado contra fibrose cística pode ajudar a prevenir complicações da infecção pelo novo coronavírus

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: